PROFESSORES DE HISTÓRIA E AS MÍDIAS DIGITAIS: possibilidades ao Ensino de
História
Ensino de História. História Pública e Digital. Mídias Digitais.
A presente pesquisa tem o intuito de averiguar a produção de conteúdos de História nas mídias digitais por professores de História da educação básica de Pernambuco. Parte-se da premissa de que o mundo digital é uma realidade que interfere e reconfigura as possibilidades educativas, haja vista as mudanças ocasionadas pelo advento da formação da Sociedade em Rede e da cibercultura. Desta forma, o trabalho dialoga com a História Pública e Digital, ao apresentar as mídias digitais como novos espaços de atuação do professor de História, na medida em que ele pode contribuir com novas formas de construção e disposição do conhecimento histórico a um público amplo. Assim, inicialmente apresentamos uma discussão teórica acerca da sociedade em rede e da influência do mundo digital sobre a educação brasileira, especificamente sobre o Ensino de História, em seguida, tratamos da História Pública e Digital e das inovações desencadeadas à estruturação e à divulgação do conhecimento histórico. Por fim, dedicamo-nos a analisar as respostas obtidas pelo formulário eletrônico desenvolvido no google forms, no qual foram apresentados questionamentos com o intuito de realizar um levantamento do perfil e das produções dos docentes que se engajam no mundo digital. Pretendemos fazer dessas experiências o produto didático desta dissertação, que visa a elaboração de um catálogo em que sejam apresentadas as plataformas digitais dos docentes que se dedicam a fomentar o conhecimento histórico no mundo virtual, socializando-as a fim de contribuir com o ensino e a aprendizagem em História.