“EU SOU DA PARAÍBA, É MEU ESSE LUGAR” – HISTÓRIA: CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NO 4º E 5º ANO
Ensino de História; História da Paraíba; Currículo.
Esse é um projeto de pesquisa apresentado ao Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Definimos como tema: “eu sou da paraíba, é meu esse lugar” – história regional: currículo e o fazer docente no 4º e 5º ano. A escolha do objeto de estudo tem relação com a nossa inquietação surgida a partir da prática docente no ensino médio, onde observamos que os adolescentes que chegam nessa etapa, pouco ou nenhum interesse tem pela história da Paraíba ou a desconhece totalmente. Na justificativa expomos o levantamento preliminar, realizado a partir da produção historiográfica que trata sobre o assunto, onde constatamos a existência de variadas discussões sobre o ensino de história da Paraíba porém de forma ainda incipiente especialmente no recorte temático o qual estamos propondo trabalhar, poucos são aqueles relacionados as narrativas de professores e professoras que atuam no 4º e 5º ano do Fundamental, suas práticas, metodologias, dificuldades, livros didáticos e uso de material. Buscamos estabelecer diálogo com alguns dos principais autores que discutem conceitos nos campos do ensino de história e, suas implicações interpretativas e objetivas, onde entendemos que este é um campo de disputa e por conseguinte não deve ser pensado apenas como elemento composto de conteúdo, objetivos, metodologia, plano de ensino e avaliação.Sugerimos uma reflexão da LDB concernente ao currículo da educação básica e a relação entre a base comum nacional curricular e o currículo diversificado, entendendo ser este um dos caminhos para incorporação da história da Paraíba nas propostas curriculares do município de Itaporanga.Iremos trabalhar com o documento oficial da secretaria estadual de educação denominado de Proposta Curricular da Paraíba: Educação Infantil e Ensino Fundamental, fazendo uma comparação entre o documento de 2018 e o de 2023.