Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIVAN DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCIVAN DE ARAUJO
DATA : 27/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/app-ypue-set

“EU SOU DA PARAÍBA, É MEU ESSE LUGAR” – HISTÓRIA: CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE  NO 4º E 5º ANO

Ensino de História; História da Paraíba; Currículo.

Esse é um projeto de pesquisa apresentado ao Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Definimos como tema: “eu sou da paraíba, é meu esse lugar” – história regional: currículo e o fazer docente no 4º e 5º ano. A escolha do objeto de estudo tem relação com a nossa inquietação surgida a partir da prática docente no ensino médio, onde observamos que os adolescentes que chegam nessa etapa, pouco ou nenhum interesse tem pela história da Paraíba ou a desconhece totalmente. Na justificativa expomos o levantamento preliminar, realizado a partir da produção historiográfica que trata sobre o assunto, onde constatamos a existência  de variadas discussões sobre o ensino de história da Paraíba porém de forma ainda incipiente  especialmente  no recorte temático  o qual estamos propondo trabalhar, poucos são  aqueles relacionados as narrativas de professores e professoras que atuam no 4º e 5º ano do Fundamental, suas práticas, metodologias, dificuldades,  livros didáticos e uso de material. Buscamos estabelecer diálogo com alguns dos principais autores que discutem conceitos nos campos do ensino de história e, suas implicações interpretativas e objetivas, onde entendemos que este é um campo de disputa e por conseguinte não deve ser pensado apenas como elemento composto de conteúdo, objetivos, metodologia, plano de ensino e avaliação.Sugerimos uma reflexão da LDB concernente ao currículo da educação básica e a relação entre a base comum nacional curricular e o currículo diversificado, entendendo ser este um dos caminhos para incorporação da história da Paraíba nas propostas curriculares do município de Itaporanga.Iremos trabalhar com o documento oficial da secretaria estadual de educação denominado de Proposta Curricular da Paraíba: Educação Infantil e Ensino Fundamental, fazendo uma comparação entre o documento de 2018 e o de 2023.

Presidente - 1329397 - PAULO JULIAO DA SILVA
Externo ao Programa - 1619173 - DIRCEU SALVIANO MARQUES MARROQUIM - UFPEExterno à Instituição - THIAGO NUNES SOARES
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 23:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02