Banca de DEFESA: JAILTON JOSÉ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILTON JOSÉ DA SILVA
DATA : 28/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/drf-ahmq-rvu
TÍTULO:

Possibilidades de Avaliação no Novo Ensino Médio em História no Currículo de Pernambuco.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: ensino de história, ensino médio, currículo, avaliação, formação de professores.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

As transformações na educação decorrentes do Novo Ensino Médio tiveram impacto não só na vida dos estudantes, mas também dos professores desta etapa da educação básica. A nova legislação introduziu uma nova grade curricular que reorganizou os tempos e as atividades de estudo. No contexto do Estado de Pernambuco o currículo adotado é bastante desafiador para os docentes de história. Diante deste quadro de mudanças questiona-se como os professores podem lidar com a ferramenta avaliação de modo a não reproduzir o fracasso escolar, mas possibilitar ao estudante um letramento histórico. Pensar não apenas o que e como ensinar, mas como avaliar este discente valorizando o que ele aprendeu diante de sua realidade
escolar. Sendo assim, o estudo dos conceitos de avaliação e currículo e da legislação educacional para o ensino da história, indicam um caminho para compreender como propiciar uma formação de professores que se adeque a esta nova realidade de ensino. Além de refletir sobre as metodologias de Ensino de História, a partir da metodologia da pesquisa ação deseja-se elaborar um formato de formação de professores sobre a avaliação escolar em história nasdiversas possibilidades de atuação do professor de História no Novo Ensino Médio no contexto do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2866453 - ANDRE MENDES SALLES
Interno - 1329397 - PAULO JULIAO DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS ANDRE SILVA DE MOURA - UPE
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 23:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08