Banca de DEFESA: JULIANA FRANCELINO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FRANCELINO DE OLIVEIRA
DATA : 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DEQ
TÍTULO:

RECUPERAÇÃO DE ÁGUA DE CALDO DE CANA-DE-AÇÚCAR ORIUNDO DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA COM USO DE ULTRASSOM


PALAVRAS-CHAVES:

Atomização Ultrassônica, Indústria Sucroalcooleira, MSR, Planejamentos Experimentais, Recuperação de Água, Sustentabilidade.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Neste estudo investigou-se a aplicação de ondas ultrassônicas na atomização do caldo da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), para recuperação de água na indústria sucroalcooleira, uma vez que esta técnica da engenharia verde equivale a cerca de 10% da energia gasta para vaporização térmica da água. Dada a grande quantidade de água utilizada nos processos de produção de açúcar e etanol, a implementação de técnicas eficazes de recuperação de água não apenas minimiza o impacto ambiental através da redução do consumo e do desperdício de água, mas também contribui para a redução de custos operacionais. Utilizou-se a metodologia de superfície de resposta (MSR) para analisar como diferentes variáveis influenciam a eficiência da recuperação de água utilizando-se evaporação a frio por atomização ultrassônica em um único estágio. Em um protótipo de bancada com capacidade para 3 L/h a vazão do ar de arraste (X1), a temperatura do ar de arraste (X2), o brix do caldo de alimentação (X3) e pressão na câmara de atomização (X4) foram submetidas a um planejamento fatorial fracionário do tipo 24. Em seguida, no mesmo protótipo laboratorial, foi aplicado um delineamento composto central rotacional (DCCR) do tipo 24 para a atomização do caldo de cana. Os resultados obtidos indicaram que a concentração máxima alcançada, em um único estágio, foi de 92,4 °Brix. A comparação das propriedades de composição e físico-químicas do caldo residual sonicado mostraram que o Ultrassom (US) não interfere de modo prejudicial nas propriedades do caldo de cana-de-açúcar como insumo para a indústria sucroalcooleira. O reuso da água recuperada foi recomendado para a maioria das aplicações internas de processos da indústria sucroalcooleira, após ajustes no pH, com exceção da alimentação de caldeiras. A aplicação de ondas ultrassônicas garante significativamente a separação de água, contribuindo para um processo mais sustentável e eficiente. O estudo revelou que a combinação adequada das variáveis independentes pode maximizar a recuperação de água, demonstrando a importância do planejamento experimental no aprimoramento dos processos industriais. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO BARBOSA DE LIMA - UFRPE
Presidente - 1283004 - NELSON MEDEIROS DE LIMA FILHO
Interna - 1350514 - PATRICIA MOREIRA AZOUBEL
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 13:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09