Análise Comparativa de Diretrizes de Usabilidade Aplicáveis a Portais a Partir da Percepção da Equipe de Desenvolvedores de Uma Instituição de Ensino Superior
Ergonomia. Arquitetura da Informação. Usabilidade. Checklist. Universidade.
A quantidade de informação disponível na web traz inúmeros desafios para os
usuários e desenvolvedores de sistemas de informação. Entre estes desafios
está a dificuldade de se encontrar o conteúdo desejado em tempo razoável,
para que não ocorra a desistência da tarefa. Este processo necessita o uso de
energia mental dos usuários. Para minimizar esta carga cognitiva, facilitando a
localização do conteúdo desejado, é recomendado aos designers e
desenvolvedores de sistemas seguir diretrizes de usabilidade e aplicar métodos
de avaliação de usabilidade. Dentre os processos de atualização de um portal,
uma das etapas mais importantes e que causam um impacto direto na
usabilidade, é a atualização do sistema de navegação e seus itens
complementares, pois são essenciais para a localização do conteúdo. A
atualização deste sistema necessita de um planejamento criterioso para que
atenda aos interesses da instituição e principalmente dos seus usuários,
requerendo conhecimento multidisciplinar que envolve as áreas de ergonomia,
interação humano-computador e arquitetura da informação. A boa usabilidade
dos portais de informação depende também do contexto de uso inserido, para
que seja adequada ao público-alvo definido pela instituição. Em grandes portais
como os de instituições de ensino superior, a enorme quantidade de
informação oferecida e o amplo público-alvo, tem se mostrado aspectos
constantes. Entre os métodos disponíveis para avaliação de usabilidade, o uso
de Checklist, mostra-se como uma opção viável para os desenvolvedores e
designers de interfaces. A equipe responsável pela atualização, incluindo
arquitetos da informação, designers e desenvolvedores, devem estar cientes das diretrizes de usabilidade aplicáveis e o seu contexto de uso. Neste sentido, a comparação das diferentes percepções entre os membros da equipe sobre as diretrizes de usabilidade pressupõem um melhor entendimento, e consequentemente, um melhor planejamento do processo e sua aplicação. Os resultados demonstram a relevância do uso das diretrizes, bem como identificam erros de usabilidade a serem corrigidos pela equipe responsável pelo portal.