CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DAS CORRESPONDÊNCIAS GRAFOFÔNICAS EM ESTUDANTES COM INDÍCIOS DE DISLEXIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dislexia. Ensino de Língua Portuguesa. Consciência Fonológica. Inclusão
A dissertação intitulada Contribuições da Consciência Fonológica e das Correspondências Grafofônicas em Estudantes com sinais de Dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental objetiva contribuir para uma melhor compreensão dos aspectos da consciência fonológica e as relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência de alunos da modalidade de ensino citada que apresentam sinais de dislexia. A presente pesquisa apresenta como aporte teórico abordagens sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner com reflexões sobre a dislexia: definição do transtorno; abordagens de ensino; reflexão de um paradigma educacional na política de inclusão; explanação de metodologias para o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em estudantes que apresentem qualquer tipo ineficiência no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Foram planejadas, organizadas e desenvolvidas oficinas com procedimentos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica e das relações grafofonêmicas. Em consonância com as premissas defendidas por autores como Gardner (1995), Morais (2019), entre outros, percebeu-se que as metodologias voltadas para reflexão acerca dos mecanismos fonêmicos e a explicitação das relações grafofonológicas contribuem para melhorar as habilidades de leitura dos alunos, os quais podem obter benefícios expressivos em fluência, precisão e consciência fonológica. O estudo consubstanciado através de leituras pertinentes e intrínsecas ao objeto de pesquisa, além da investigação e análise integrativa de artigos relacionados ao tema, indica a urgente necessidade de pesquisas e estudos científicos relacionados às estratégias de ensino da Língua Portuguesa destinada aos estudantes disléxicos. Nas considerações finais, são apresentadas propostas direcionadas à melhoria da qualidade do ensino de estudantes portadores de dislexia.