CAMINHO DO SAMBA: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino.
educação musical, escola básica, cultura local, samba de pernambuco.
A presente dissertação apresenta os resultados parciais da pesquisa-ação sobre o samba como instrumento de ensino-aprendizagem musical na escola básica, a partir da utilização da cartilha “Samba de PE”. Traz como base as discussões sobre o ensino da música na escola básica apresentado por Penna (1990; 2002) e seus processos de aprendizagem musical. E tinha como objetivo analisar como elementos do samba pernambucano trazidos pela cartilha ”Samba de PE” podem contribuir com a construção dos conhecimentos e habilidades musicais em adolescentes da escola básica nos processos de ensino aprendizagem musical escolar. O trabalho resulta de uma pesquisa-ação desenvolvida durante o ano de 2022 em uma turma do nono ano de uma escola básica da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Recife-PE. Este trabalho parcial, é parte integrante do processo de qualificação da autora.