PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LUIZ GUSTAVO MOSCOSO DA VEIGA PESSOA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ GUSTAVO MOSCOSO DA VEIGA PESSOA
DATA : 30/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: On-line via Google Meet
TÍTULO:

GUITARRA ELÉTRICA, REPERTÓRIO NORDESTINO E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE


PALAVRAS-CHAVES:

educação musical; ensino de guitarra elétrica; saberes docentes; repertório nordestino


PÁGINAS: 127
RESUMO:

A presente  pesquisa teve como objetivo geral compreender como os professores de guitarra elétrica de duas instituições de ensino superior (IES) do nordeste abordam o repertório de música nordestina em sua prática docente. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que os professores entrevistados possuem sobre o Nordeste e a música nordestina; ii) identificar quais saberes docentes são mobilizados pelo professor de guitarra elétrica no ensino do repertório nordestino para guitarra elétrica; iii) analisar os Projetos Curriculares das IES quanto à presença/abordagem/implementação de repertório nordestino. Os participantes da pesquisa foram quatro professores de guitarra elétrica, dois de cada instituição, sendo eles nomeados: de Professor 1, Professor 2, Professor 3 e Professor 4. Como estratégia da pesquisa, foi utilizado o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental dos projetos curriculares das instituições selecionadas e dos planos de cursos das disciplinas específicas de guitarra elétrica. O referencial teórico dividiu-se em dois eixos: o primeiro, tratou sobre o processo de formação identitária, subdividido em identidade cultural e identidade nordestina, ancorado em Giddens (2005), Hall (2006), Penna (1992) e Albuquerque Júnior (2011). O segundo eixo temático abarcou os conceitos de saberes docentes e sua mobilização na prática profissional, a partir das concepções de Tardif (2010), Gauthier et al. (2013) e Shulman (1986). Os resultados da pesquisa apontam que o item repertório é o elemento catalisador para os demais conteúdos que circundam o ensino de guitarra elétrica, delineando os componentes pedagógicos ao longo do curso. Nesse processo, são mobilizados os saberes curriculares e disciplinares. Em especial, no processo de adaptação do que é proposto nos currículos para a vivência da prática didática. As análises apontaram que os professores possuem conhecimentos diferenciados no que compete ao direcionamento do ensino de sua instituição e o corpus de assuntos que constam nos componentes curriculares. O repertório nordestino comparece nas falas dos quatro professores, mesmo não estando previsto de maneira explícita nos documentos das suas instituições. Além disso, os professores trabalham peças de repertório nordestino com estrutura semelhante aos standards de jazz. Também, foi possível concluir que para três professores de guitarra elétrica, os referenciais nordestinos estão pautados na experiência e vivência local.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1741958 - ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
Presidente - ***.505.844-** - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS - IFSertãoPE
Externa à Instituição - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
Notícia cadastrada em: 27/01/2023 13:30
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