PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ABRAAO DE BARROS MARREIRA

DISCENTE: ABRAAO DE BARROS MARREIRA
DATA : 29/11/2022
LOCAL: online via Google Meet

Inserção ocupacional dos egressos da Licenciatura em Música da UFPE

Música. Socialização. Inserção sócio profissional. Precarização.

O trabalho, que aqui apresentamos, teve por objetivo, compreender a inserção ocupacional sdos egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que concluíram o curso entre 2010 e 2015. A pesquisa tomou por base as experiências musicais vividas pelos egressos ao longo das suas trajetórias acadêmicas, bem como aquelas que ocorreram antes do ingresso na Universidade. Para tanto, buscamos identificar os elementos mediadores, que permitiram aos mesmos, acumularem recursos sociais e culturais fundamentais para se inserirem profissionalmente no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado um conjunto de 12 entrevistas que buscou reconstituir os espaços de socialização que foram significativos para o acúmulo de propriedades sociais e culturais na trajetória deles. A análise do material empírico apoiou-se na teoria dos sociólogos Claude Dubar e Pierre Bourdieu, além de outros estudos que tiveram por base seus aportes teórico-metodológicos. Os resultados encontrados a respeito do passado musical desses egressos, possuem uma associação com a convivência com a música no ambiente familiar, a iniciação musical ainda na infância, o acesso a equipamentos de reprodução fonográfica, a participação em grupos musicais, entre outros fatores, que foram decisivos para compreender suas escolhas relacionadas à decisão em cursarem a Licenciatura em Música. Além desses fatores, as socializações realizadas pelos ex alunos no decorrer do curso são também responsáveis pelas escolhas, que os conduziram em suas inserções sócio profissionais. Portanto, a pesquisa nos mostra que a inserção dos egressos do curso não depende exclusivamente dos investimentos educacionais feitos ao longo do curso de Licenciatura em Música, mas das apostas que foram realizadas antes do ingresso na Universidade, bem como aquelas feitas no decorrer do curso e após a sua conclusão. Os resultados da pesquisa apontam ainda que as possibilidades que existem em termos de inserção ocupacional para aqueles que concluíram a Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco são bem amplas. Elas permeiam o campo da docência, da performance, da produção, entre outros. Eles atuam como professores em escolas específicas, escolas de Educação Básica, ONG’s e projetos diversos. Também como instrumentistas e cantores nos mais diversos tipos de grupos musicais como orquestras, bandas e coros. Além de atuarem produzindo shows, fazendo arranjos, realizando gravações e elaborando projetos. Com isso percebemos o quanto é amplo o campo de atuação musical em Recife.

Interno - 1697193 - AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
Presidente - 2620990 - DANIELA MARIA FERREIRA
Externa ao Programa - 1921570 - LUCIA MARIA DE ANDRADE DA SILVA CARAUBAS - null
Notícia cadastrada em: 28/11/2022 10:19