PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: IKARO LIMA CAVALCANTE

DISCENTE : IKARO LIMA CAVALCANTE
DATA : 29/07/2022
LOCAL: online via Google Meet

GUITARRA ELÉTRICA E TRANSMISSÃO DE SABERES MUSICAIS EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO E  APRENDIZAGEM DE MÚSICA

transmissão dos saberes musicais; aprendizagem informal; cultura digital/participativa; ensino e aprendizagem de guitarra elétrica;

O estudo apresentado aqui, buscou analisar o processo de transmissão de saberes musicais relacionados à guitarra no contexto da plataforma online de ensino de música Fica a Dica Premium pela perspectiva dos alunos e moderadores. Tendo em vista este objetivo geral, delineou os seguintes objetivos específicos: Compreender como são articuladas as estratégias, metodologias, técnicas e práticas de ensino-aprendizagem na Plataforma Fica a Dica Premium; Analisar como são abordados os conteúdos relacionados ao domínio do instrumento no curso Escalas; Investigar as experiências musicais vividas pelos alunos guitarristas e moderadores participantes da plataforma; Analisar o que dizem os membros guitarristas e moderadores sobre ações de conhecimento, aprendizagem e ensino na Plataforma Fica a Dica Premium. O campo empírico em que a pesquisa se contextualizou foi a plataforma “Fica a Dica Premium” dirigida e coordenada pelo professor de guitarra Nelson Faria. A plataforma permite que estudantes amadores e profissionais de guitarra aprendam por meio de aulas disponíveis sobre diversos temas relacionado ao universo musical. Além disso, para os membros, é ofertado uma comunidade no Telegram para estarem informados sobre os conteúdos postados na plataforma, se relacionar com o professor e com os demais membros e articular atividades diversas. Para viabilizar a pesquisa, a metodologia empregada foi a netnografia, estruturada por Robert Kozinets (2014). Como métodos de investigação foram utilizados a observação participante, entrevistas semiestruturadas com dois moderadores e três membros da plataforma, questionário e diário de campo. Para a análise dos dados, o referencial teórico utilizado advém de teorias da etnomusicologia, educação musical e conceitos relacionados a cultura digital/participativa: A transmissão de saberes musicais, a aprendizagem informal da música e a cultura digital/participativa entram em diálogo como referencial teórico para análise os dados. Os resultados demonstraram que os membros do FaDP estão imersos em práticas musicais vivenciadas em uma comunidade virtual estruturada a partir de abordagens pedagógicas que tem a aprendizagem informal como uma das perspectivas (mas não a única), construindo e sendo construída no âmbito da cultura digital/participativa. Além disso as identidades dos membros, consequentemente, suas interações se vinculam ao conjunto de significados que circundam a Bossa Nova, estilo musical predominante na plataforma, e a trajetória de vida do professor de guitarra Nelson Faria na música popular brasileira.

Interno - 485.168.215-87 - CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS - UFPE
Externo à Instituição - GIANN MENDES RIBEIRO
Interno - 069.505.844-40 - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS - IFSertãoPE
Notícia cadastrada em: 27/07/2022 11:05