A TRANSFORMAÇÃO DO CAMPO ARTÍSTICO MUSICAL EM RECIFE COM A FORMAÇÃO DE UM MERCADO DE TRABALHO FOMENTADO PELA RÁDIO CLUBE DE 1930 A 1940
Rádio Clube; Mercado de Trabalho; Instrumentistas; Cantores.
A presente pesquisa busca compreender as transformações ocorridas na sociedade do Recife com o advento da música relacionadas ao rádio durante os anos de 1930 a 1940. No intuito de entender o papel que a música veiculada nesse instrumento de comunicação representou na sociedade recifense, realizamos uma pesquisa elencando a importância da Rádio Clube no espaço de trabalho criado para instrumentista e cantores em Recife. Este estudo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica, de entrevistas e de fontes iconográficas de imagens, áudios e audiovisuais disponibilizadas pelo Diário de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco para posterior análise desses dados. Embasados nos conceitos de Habitus, Capital Cultural e Campo, estabelecidos por Bourdieu, buscou-se compreensão das mudanças que o hábito da escuta diária do rádio promoveu nos ouvintes recifenses. Observamos as mudanças tecnológicas e midiáticas, proporcionadas pelo rádio, que abriram espaço para novas formas de interpretar as canções, bem como o surgimento de um nicho mercadológico para instrumentistas, cantores e diversos profissionais do rádio. Como essas novas demandas de mercado e musicais influenciaram os ouvintes durante esses dez anos, modificando os hábitos desses agentes sociais.