PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: DIOGO CONRADO NUNES

DISCENTE: DIOGO CONRADO NUNES
DATA : 30/01/2024
LOCAL: online via Google Meet

Aprendizagem Baseada em Problemas e o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no Brasil: reflexões teóricas e metodológicas

aprendizagem baseada em problemas; ensino coletivo de instrumentos musicais; ensino em grupo.

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o que os estudos do campo da educação e da educação musical revelaram sobre o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nos seus aspectos epistemológicos e metodológicos. Para tal, foram estabelecidos objetivos específicos que abarcavam a investigação das concepções adotadas no Brasil sobre o ECIM, os aspectos teóricos e metodológicos da ABP e sua implementação nos estudos brasileiros da área, bem como a discussão sobre temas predominantes, lacunas identificadas e possíveis abordagens para implementação da ABP no contexto de ECIM. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a ABP e sua relevância na reconfiguração das práticas de ensino e aprendizagem no cenário do ECIM no Brasil. O percurso metodológico envolveu três etapas: investigação das soluções, análise explicativa das soluções, síntese integrada. A investigação das soluções incluiu a busca em anais de conferências, revistas acadêmicas e plataformas digitais especializadas, visando a coleta de informações relevantes. Na etapa de análise explicativa das soluções, os dados coletados foram organizados em categorias que atendiam aos objetivos da pesquisa, possibilitando uma avaliação crítica. Essa análise proporcionou uma compreensão mais profunda do conceito de ECIM adotado no Brasil e dos contextos nos quais a ABP tem sido aplicada no país. A síntese integrada, última etapa do estudo, explorou a viabilidade da introdução da ABP no ECIM, considerando objetivos, características do professor, tamanho dos grupos, conteúdo curricular, condução das aulas e desenvolvimento de habilidades dos alunos. As descobertas evidenciaram similaridades entre abordagens, mas também destacaram especificidades metodológicas divergentes. Por exemplo, o ECIM, por sua natureza, favorece o estudo dirigido, enquanto na ABP o professor assume o papel de facilitador do conhecimento. Essa pesquisa possibilitou uma compreensão ampliada das potenciais contribuições da ABP para reflexões sobre práticas no contexto do ECIM. Enfatizou aspectos além do conteúdo musical, incluindo dinâmicas de aprendizado e estratégias pedagógicas.Conclui-se, portanto, que a integração da ABP no ECIM pode enriquecer não apenas a aprendizagem musical coletiva, mas também promover reflexões significativas sobre a dinâmica do ensino, evidenciando possibilidades de aprimoramento das práticas pedagógicas na educação musical. Contudo, para que haja essa implementação, torna-se necessário fazer adaptações consideráveis em ambas abordagens, o que pode desconfigurar as metodologias, principalmente quando trata-se do papel do professor na sala de aula.

Externo à Instituição - ANDRÉ CAMPOS MACHADO - UFU
Presidente - 1741958 - ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
Interno - ***.505.844-** - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS - IFSertãoPE
Notícia cadastrada em: 26/01/2024 08:01