PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LEONARDO DE FONTES BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO DE FONTES BARBOSA
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: on line via Google Meet
TÍTULO:

A PERNAMBUCANIDADE NA PRODUÇÃO FONOGRÁFICA DO SELO MOCAMBO DA FÁBRICA DE DISCOS ROZENBLIT


PALAVRAS-CHAVES:

Fábrica de Discos Rozenblit; Selo Mocambo; Indústria Fonográfica; Pernambucanidade; Música popular nordestina.


PÁGINAS: 182
RESUMO:

Esta dissertação parte da consideração da existência de uma “identidade pernambucana” (ou noção de “pernambucanidade”) que carrega consigo elementos situados no âmbito da dialética entre identidades nacional/regional, estas outrora associadas a perspectivas de desenvolvimentismo econômico nacional e regional que estiveram presentes no contexto de consolidação do Estado nacional brasileiro entre os anos 1930 e 1980, dada a posição que ocupava o Nordeste (sendo Pernambuco forte referência cultural nordestina) frente ao desenvolvimento econômico e constituição de uma identidade nacional que privilegiava fatores culturais e econômicos localizados no centro-Sul. Atravessando as décadas, a ideia em torno de uma “pernambucanidade” aparece presente no imaginário e cotidiano dos trabalhadores pernambucanos na atualidade, bastante utilizada em diversos aspectos de produção e reprodução culturais e que tem na música uma de suas principais expressões. Construção identitária que é contemporânea, mas remete à difusão de uma perspectiva regionalista que também remonta a décadas passadas, originariamente estruturada e consolidada nos anos 1920 com o Manifesto Regionalista. Desde então um certo “regionalismo pernambucano” atravessa o período nacional-desenvolvimentista brasileiro entre as décadas de 1950 e 1980, período de atuação da Fábrica de Discos Rozenblit, que no citado período tornou-se a principal organização do ramo de produção fonográfica do Norte/Nordeste com atuação fortemente atravessada pelas questões do desenvolvimentismo e da produção cultural nacional e regional. Situando esses aspectos, buscamos analisar a contribuição da Rozenblit, particularmente através do selo Mocambo, para o fomento de manifestações musicais que hoje envolvem a perspectiva regionalista de “pernambucanidade” e suas mediações com os aspectos sócio-históricos, culturais e político-econômicos mais amplos. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica de livros, artigos, teses e dissertações acerca dos conceitos de identidade nacional/regional, o nacional-desenvolvimentismo etc., além de análise documental que envolve o catálogo da produção do selo Mocambo, em especial as séries de LPs 10.000 e 40.000, além da análise documental de jornais. Como resultados, apontamos que a Fábrica Rozenblit, através do Selo Mocambo, contribuiu qualitativamente para a gravação e catalogação de diversos artistas, grupos e gêneros musicais que reforçam o imaginário que hoje constituem sentidos simbólicos e materiais em torno da “pernambucanidade”, tais como frevo, maracatu, coco de roda, afoxés, xotes, quadrilhas, marchas de carnaval, etc. Expressões musicais que ao longo das décadas sedimentaram-se como base para o que hoje veicula-se como identidade pernambucana, destaques em festas populares como Carnaval e São João, mas que estão presentes para além destes ciclos na mídia e no cotidiano de trabalhadores, comunidades, agremiações e brinquedos populares. Tendo sido indústria fonográfica de referência nacional, a Rozenblit serviu de aporte tecnológico para que muitos desses gêneros pudessem ser gravados e assim reproduzidos constantemente nas rádios e vitrolas/radiolas dos trabalhadores, servindo inclusive como catálogo para que na atualidade possamos melhor pesquisar as referências musicais que atravessaram seu contexto histórico, social e econômico. Na contramão do que boa parte da bibliografia dedicada ao assunto tem colocado, que busca situar a produção do selo Mocambo - e muitas vezes da Rozenblit como um todo - como estritamente regionalista, a análise documental revelou que a produção do selo Mocambo está alinhada aos valores do nacional-popular da década de 1960, com uma produção musical recheada de sambas, bossas, boleros; revelando assim uma contribuição, se é que assim podemos dizer, que buscou incluir nessa perspectiva nacional-popular, os clássicos ritmos pernambucanos e nordestinos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2227837 - CARLOS SANDRONI
Externo à Instituição - JOSÉ ROBERTO ZAN
Presidente - 1962175 - LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 18/12/2023 14:41
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