PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO E AFRICANO NOS PROCESSOS FORMATIVOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Formação Docente, Debate étnico racial, Pensamento afrodiaspórico e Africano.
Este estudo analisa as influências dos pensamentos afrodiaspóricos e africanos na formação dos futuros professores/as de música na Universidade Federal da Bahia. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentada no debate decolonial e no pensamento negro, foram coletados dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas com docentes e estudantes.Os objetivos específicos incluíram a análise das bases epistemológicas afro-brasileiras e africanas no currículo do curso. Compreensão como essas perspectivas são incorporadas nas experiências de aprendizagem. Além disso, buscou-se identificar as visões dos envolvidos sobre as relações raciais no ensino de música. A pesquisa revelou a persistência de traços eurocêntricos na matriz curricular, apesar das tentativas de incorporação de pensamento afrodiaspórico por meio de produções estudantis e inclusão de conteúdo e abordagens nas atividades e componentes curriculares. O estudo também explorou a visão dos entrevistados sobre a formação do professor de música, incluindo sua interligação com a educação básica e a necessidade de uma abordagem crítica decolonial. As práticas que inclui o pensamento negro, como a disciplina de Prática de Conjunto que vivenciar ritmos afro-baianos. Por fim, foram analisados os avanços, limitações e possibilidades de ampliação dos elementos afrodiaspóricos na perspectiva dos estudantes e docentes. Este trabalho busca contribuir para uma formação inicial mais contextualizada e conectada com epistemologias negras, visando fortalecer avanços já alcançados e promover uma abordagem mais inclusiva e representativa na formação de professores/as de música.