PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: GLENIO VILAS BOAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLENIO VILAS BOAS DA SILVA
DATA : 14/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: on line via Google Meet
TÍTULO:

Socializações e(m) Percepção Musical: um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básica


PALAVRAS-CHAVES:

Percepção Musical, estratégias de ensino, trajetórias formativas, professores de música, ensino básico.


PÁGINAS: 239
RESUMO:

Aliado à crescente produção científica do campo da educação musical dos últimos anos, os estudos e pesquisas sobre a disciplina Percepção Musical têm se destacado. A disciplina Percepção Musical é uma disciplina bastante presente nos cursos de graduação e formação inicial em Música no Brasil, bem como em outras modalidades de cursos de Música, sendo ela considerada uma disciplina base na formação de músicos. Entende-se também que, ao se pensar na formação docente do professor de música, que cumpre as dimensões dessa disciplina em sua formação, é necessário ter um olhar para o professor de música como um agente que possui representações sociais construídas ao longo de sua formação musical e pessoal. . Partindo desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o lugar da disciplina Percepção Musical nas estratégias mobilizadas por professores de música do ensino básico de Petrolina e Juazeiro, relacionando-as com suas trajetórias sociais e formativas. Os resultados da pesquisa apontaram que esses lugares representativos são multiformes, frutos de tensões, alegrias, descobertas e transformações sofridas por esses professores ao longo de suas trajetórias. As estratégias de ensino mobilizadas por eles acabam por refletir contornos diversos a respeito da percepção musical tais como: a ênfase e importância da leitura de partituras, a ênfase em uma escuta musical mais ativa ou a ampliação de possibilidades sonoras. Tendo em vista a escassez de estudos dedicados a esse nível de ensino, essa pesquisa contribui para aprofundar o debate sobre a disciplina Percepção Musical no contexto da educação básica e das socializações da formação docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1134367 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
Presidente - 2620990 - DANIELA MARIA FERREIRA
Externo à Instituição - HERLON ALVES BEZERRA - IFPE
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 11:00
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