PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: JOAO FLAVIO DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE: JOAO FLAVIO DE OLIVEIRA NETO
DATA : 14/11/2023
LOCAL: on line via Google Meet

A PANDEMIA DE COVID-19 E O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA BÁSICA: As mídias sociais e a prática docente

educação musical e escola básica; mídias sociais; ensino de música e isolamento social; cultura participativa digital e cultura escolar; pandemia de covid-19.

A temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. Tal proposta insere-se na linha de pesquisa intitulada Música, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo teve como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música, na escola básica, durante a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos foram: Identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas pedagógicas no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as dimensões da cultura participativa digital e da cultura escolar vinculadas ao ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na escola básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa digital, cultura escolar e a atuação docente contextualizada, com vistas a uma prática significativa. É observado que as aulas do Ensino Remoto Emergencial foram desafiadoras e contaram com o comprometimento dos professores, que passaram a utilizar as mídias sociais para o prosseguimento das suas atividades escolares. Durante este processo as possibilidades de atuação docente foram ampliadas devido a suas capacidades de adaptação e criatividade diante de diversos desafios. A dificuldade de acesso a internet apresenta-se como problemática recorrente. O estudo pode contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, especificamente nos desafios que a escola básica encontra no que se refere às práticas pedagógicas vinculadas aos aspectos culturais e nas demandas emergenciais, como o caso da pandemia de Covid-19.

Interna - 1134367 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
Presidente - 2249021 - KLESIA GARCIA ANDRADE
Interno - ***.505.844-** - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS - IFSertãoPE
Externa à Instituição - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA