PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA MACEDO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA MACEDO LIMA
DATA : 18/08/2023
LOCAL: on line via Google Meet
TÍTULO:

NA BATIDA DO MARACATU SERGIPANO: TRANSMISSÃO MUSICAL E IDENTIDADE CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Maracatu, Nordeste, identidade, aprendizagem


PÁGINAS: 54
RESUMO:

O Brasil possui hoje uma grande diversidade cultural, sendo o Nordeste Brasileiro um lugar com uma grande multiplicidade nas formas de expressar suas manifestações folclóricas. Além disso, a forma como cada capital nordestina construiu suas identidades sociais e culturais delineou diretamente a maneira como essas demonstrações foram sendo desenvolvidas ao decorrer dos anos. Observando os contextos citados acima, notamos que algumas dessas expressões culturais foram desenvolvidas de formas diferentes em territórios distintos; a exemplo disso, podemos citar o Maracatu, objeto desta pesquisa. Uma pesquisa que traz em seu primeiro capítulo uma concepção do Maracatu, já enraizado no estado de Pernambuco e, ao decorrer deste capítulo, propõe-se uma reflexão sobre as outras formas de se executar o Maracatu em outros estados do Nordeste, como a Paraíba, o Ceará, o Rio Grande do Norte e Sergipe. Assim, por meio dessa pesquisa de mestrado ainda em andamento, sugiro, no segundo capítulo, um estudo sobre o Maracatu no estado de Sergipe, região em que podemos encontrá-lo em dois territórios: Jabaratuba e Brejão dos Negros. Por conseguinte, seguimos a pesquisa finalizando o terceiro capítulo com a figura do Mestre mais antigo do Maracatu no estado de Sergipe, Seu Adalto, personagem e ponto central na produção de conhecimento dentro de tal manifestação
cultural; sujeito esse que está a mais de 70 anos à frente na liderança e construção do Maracatu nas terras sergipanas. Proponho, dessa forma, centralizar o trabalho na figura desse Mestre, com a ideia de refletirmos como esse indivíduo produz conhecimento dentro desse território quilombola e realizando uma pesquisa sobre os percursos de aprendizagem que ele pratica, tendo como ponto principal o foco na musicalidade e na identidade dessa figura dentro dessa manifestação cultural. Stuart Hall (1992), em “A identidade cultural na pós-modernidade”, argumenta que o sujeito fala, sempre, a partir de uma posição histórica e cultural específica, afirmando que há duas formas diferentes de se pensar a identidade cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIANA BRACKS FONSECA
Interno - 1697193 - AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
Presidente - 2620990 - DANIELA MARIA FERREIRA
Interno - ***.935.767-** - JORGE DE LA BARRE - OUTRA
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 13:28
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