A pandemia de Covid-19 e o ensino de música na escola básica: práticas pedagógicas na perspectiva docente.
educação musical e escola básica; ensino de música e isolamento social; cultura participativa digital e cultura escolar; pandemia de Covid-19.
A temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. Tal proposta insere-se na linha de pesquisa intitulada Música, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco. Foi realizada uma revisão de literatura que abrangeu as publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Educação Musical, entre os anos de 2017 e 2021. Identificamos 20 artigos que foram analisados por meio de duas categorias: 1) Práticas músico-educativas e tecnologias digitais recorrentes antes da pandemia de Covid-19; 2) Práticas músico-educativas, tecnologia digitais e isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19. * A revisão contribuiu para o delineamento dos objetivos do estudo, sendo assim organizados: Objetivo geral - Compreender as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música e na escola básica, durante a pandemia de Covid-19; Objetivos específicos - Analisar documentos que regulamentaram as atividades pedagógicas na escola básica durante o período de suspensão das aulas presenciais na pandemia de Covid-19; Identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas pedagógicas no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Refletir sobre as dimensões da cultura participativa digital e o ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas e pesquisa documental. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na escola básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa (SALMÁN; LÓPEZ, 2011; GEILFUS, 1997; TOBIAS, 2013; COSTA; KANYAT, 2016; JENKINS, 1992; JENKINS et al., 2009; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016), cultura digital (SANTOS; SANTOS, 2013; ALBERT, 2015; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016; TOBIAS, 2013) e cultura escolar (FARIA FILHO, 2004; PUERARI, 2011; BARROSO, 2015; JULIA 2011; VIDAL, 2009) e a atuação docente contextualizada (ARROYO, 2022; QUEIROZ, 2013; CUNHA; MARTINS, 1998; SAVIANI 1985; OLIVEIRA, 2014; MARTINS, 2015; FORQUIN, 1992), com vistas a uma prática significativa. O estudo pode contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, e especificamente nos desafios que a escola básica encontra na formação integral dos estudantes para sua atuação dentro de uma sociedade democrática e
diversa.