Pistas da decolonialidade na formação inicial na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia
Formação inicial. Decolonialidade. Currículo. Artes Visuais. Rondônia.
Esta pesquisa tem por objetivo cartografar pistas decoloniais na formação inicial
na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia. O processo de
pesquisa é orientado pela opção da decolonialidade e como ela está presenciada nos
currículos, mas também como atravessa a formação inicial, sequenciando uma
transformação política das pessoas em sujeitas democráticas, plurais e abertas às
diferenças. Parte da discussão se dedica, também, a compreender a face colonial sobre
a qual a uni-versidade se constitui, assim, serão investigados os impactos desta na
construção cultural das graduandas. A investigação toma a cartografia como aporte teórico
metodológico, de modo a buscar mapear, a partir de uma vivência cartográfica, as pistas
decoloniais no Projeto Político do Curso, com atenção ao ementário. Nessa busca, outra
trilha investigativa que toca a pesquisa, é a proposta de andarilhanças pelos espaços
ocupados pelas estudantes, na expectativa de observar as imagens, os lugares que
auxiliem e apontam para a compreensão de caminhos decoloniais na formação inicial de
professoras de Artes Visuais em Rondônia e a compreensão ampla do que as cerca. Por
fim, recorro às sujeitas em formação, aportando-me nas conversas como abordagem
metodológica.