Processos de aprendizagem com o desenho de observação através do método Sight-size.
Desenho acadêmico; Desenho de observação; Desenho na contemporaneidade; Sight-size.
Esta pesquisa busca investigar como o metodo Sight-size colaborou para o meu estudo e desenvolvimento artistico no desenho de observacao, tendo como objetivos especificos, 1- Examinar o processo de aprendizagem do desenho de observacao a partir do metodo Sight-size; 2- Identificar os principais conceitos do método sight-size a partir de investigacoes do processo de aprendizagem e estudo, por meio das analises dos meus desenhos entre 2015 ate 2021; 3- Analisar como acontece o meu processo de estudo e criação do desenho de observacao por meio dos conceitos do metodo Sightsize. A investigacao foi desenvolvida no Programa Associado de Pos- Graduacao em Artes Visuais UFPE/UFPB, portanto, foi utilizada a metodologia Cartografica. Busca-se explorar nessa pesquisa os campos da Arte/ Educacao e do Ensino do Desenho, com referenciais principais sobre o ensino e pratica do desenho em atelie autores como Bargue (2014), Aristides (2011, 2015), Beer (2016), Fowkes (2016), que dialogam diretamente com metodologias academicas de ensino do desenho. Os principais resultados da pesquisa sao: 1- O processo de aprendizagem do desenho de observacao necessita de tempo de estudo, mas e possivel ser desenvolvido independentemente da idade, mesmo depois da adolescencia, bem como pode ser facilitada com o entendimento sobre as metodologias de desenho. 2- Existe mais de uma forma de aprender a desenhar por observacao. 3- Conhecer a metodologia de desenho auxilia no estudo dos fundamentos do desenho de forma consciente, permitindo que o artista se expresse da forma que desejar.