Banca de DEFESA: EUCLIDES DA CONCEIÇÃO GUILICHE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUCLIDES DA CONCEIÇÃO GUILICHE
DATA : 28/07/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Influência do peso ao nascer sobre a composição corporal e as variáveis cardio-metabólicas e a aptidão físicade crianças dos 7 aos 10 anos de idade residentes na Província de Maputo – Moçambique.


PALAVRAS-CHAVES:

Crescimento e desenvolvimento, baixo peso ao nascer, aptidão física, plasticidade, função cardiovascular.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Este estudo objetivou: i) avaliar os indicadores de crescimento físico, composição corporal, nível de aptidão física em crianças pertencentes a distintos grupos de peso ao nascer; ii)Analisar as associações entre o peso ao nascer e a influência do efeito cumulativo do tamanho do corpo atingido e da composição corporal sobre aptidão física de crianças pertencentes a grupos distintos de peso ao nascer; iii) Analisar as variáveis da aptidão física e coordenação motora em crianças, ao longo da variação cumulativa de crianças pertencentes a grupos distintos de peso ao nascer. A amostra foi composta por 145 crianças de ambos os gêneros dos 7 aos 10 anos de idade, dentre estas 71 do sexo feminino e 74 do sexo masculino. Foram avaliados parâmetros referentes aos indicadores do crescimento físico (peso, estatura), composição corporal (dobras de adiposidade). A aptidão física foi avaliada com base nos protocolos das seguintes baterias EUROFIT (1988) e FINESSGRAM (1994). A avaliação do desempenho neuromotor foi analisada com base na bateria de testes Körperkoordinations-test für Kinder (KTK). Além das medidas de estatística descritivas e de forma a estudar as interações e inter-relações entre os fatores de interesse, a Anova one way com pós teste de Turkey, teste Kruskal-wallis com pós teste de Dunn, Correlação de Rô de Spearman, foram os procedimentos estatísticos usados na análise dos resultados. Adotou-se nestas análises o nível de significância de 5%. Apesar da diferença de peso ao nascer este factor não se mostrou preponderante para o comprometimento da envergadura dos indivíduos. O baixo peso ao nascer continua sendo um factor de comprometimento para a envergadura dos indivíduos más não se mostrou preponderante para a definição do estado nutricional dos indivíduos quando classificados pelo IMC e estatura/idade. Não foram encontradas quaisquer evidências relacionando o peso ao nascer e os parâmetros cardiovasculares O Baixo peso ao nascer não comprometeu o desenvolvimento de força, mas influenciou a corrida de velocidade e Vo2 máximo, as dobras cutâneas suprailíaca, subescapular e da panturrilha. Estabeleceu-se correlação negativa entre o peso ao nascer e a % de gordura, a corrida de velocidade e o salto monopedal, e correlação positiva com o Vo2 máximo. Sob controle de variáveis o peso ao nascer se correlaciona com a altura, % de gordura, massa magra, pressao manual média, salto monopedal e deslocamento sob plataforma. Não se deve esperar que as manifestações de desempenho físico devam ser percebidas única e exclusivamente em função do peso ao nascer pois, o ambiente social e cultural, o estado nutricional das crianças podem interferir no desempenho destas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2447193 - CAROL VIRGINIA GOIS LEANDRO
Externo à Instituição - MARCOS ANDRE MOURA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIO EUGENIO TCHAMO
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 12:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01