Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORAH VICTORIA GOMES NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH VICTORIA GOMES NASCIMENTO
DATA : 31/07/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET
Avaliação dos efeitos cardiovasculares induzidos pelo tratamento com ácido láurico em ratos espontaneamente hipertensos

hipertensão arterial; SHR; ácido láurico; antioxidante; vasorrelaxamento.

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de mortalidade, responsáveis por 29% de todas as vidas perdidas. A pressão arterial (PA) elevada é o fator de risco reversível mais importante para DCV e morte. Mais de 50% dos eventos de DCV e 17% das mortes como um todo nas Américas são atribuíveis à PA elevada. Há uma forte relação entre a hipertensão arterial e a produção de espécies reativas de oxigênio (EROS), gerando uma condição de estresse oxidativo. Diante dos efeitos das EROs na PA, as estratégias nutricionais como a terapia antioxidante tem sido empregada. Dentre os alimentos considerados “superalimentos”, o óleo de coco (OC) vem sendo bastante utilizado. O OC apresenta altas concentrações de vitamina E e polifenóis. Foi observado que estes compostos contribuem para o aumento dos níveis de atividade de enzimas antioxidantes. Esses efeitos são decorrentes ao seu principal constituinte, o ácido láurico (AL). O AL representa quase 50% dos ácidos graxos de cadeia média do OC e também é o principal componente do leite materno. Estudos experimentais têm revelado que o tratamento agudo com o AL induziu vasorrelaxamento em anéis pré-contraídos de artéria mesentérica superior isolada de ratos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo Investigar os efeitos do tratamento crônico com ácido láurico sobre as alterações cardiovasculares de animais espontaneamente hipertensos. Para isso, foram utilizados ratos Wistar (Rattus norvegicus) e ratos espontaneamente hipertensos (SHR) com 16 semanas de idade com oferta de água e ração ad libitum. Os animais foram alocados em quatro grupos experimentais distribuídos e suplementados via gavagem, cada grupo assim descrito: Controle salina (CT+SAL)= O grupo normotenso tratado com solução salina (NaCl 0,9%); Controle ácido láurico (CT+AL)= O grupo normotenso tratado com uma solução de AL (60mg/Kg);. SHR+SAL= O grupo SHR tratado com NaCl 0,9%; SHR+AL = O grupo SHR tratado com uma solução de AL (60mg/Kg). A administração dos compostos ocorreu durante 14 dias. Antes e durante a suplementação foram realizadas análise de peso corporal e mensuração da pressão arterial sistólica e diastólica por pletismografia de cauda. Após a suplementação foram realizadas reatividade vascular, medição de estresse oxidativo e análise da atividade das enzimas antioxidantes. Em relação a perda de peso corporal, houve diferença estatística entre os grupos CT+SAL e CT+AL (CT+SAL: 351,2 ± 2,2 vs CT+AL: 338,9 ± 5,9), Já em relação a pressão arterial, os grupos apresentaram níveis pressóricos semelhantes: PAS (CT+SAL 120,9 ± 0,7 mmHg vs CT+AL 120,0 ± 0,8 mmHg) e PAD (CT+SAL 80,3 ± 0,4 mmHg vs CT+AL 80,6 ± 0,4 mmHg).

Presidente - 1807416 - JOAO HENRIQUE DA COSTA SILVA
Externa à Instituição - THAYNAN RAQUEL DOS PRAZERES OLIVEIRA
Interna - 3346571 - WYLLA TATIANA FERREIRA E SILVA
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 10:19