PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS SOB A ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS
Trabalho. Professores. Pandemia. Direitos Humanos.
A presente pesquisa consistiu em analisar a importância para o trabalho docenteno intuito de
fazer comque os professores reflitam sobre os limites e avanços das condições do exercício de
sua profissão, de modo aperceberem-se, na condição deprofessores das escolas públicas do
Recife,como sujeitos de direito,e,em especial,como se sentiramem termos de valorização
profissionalno cenário da Pandemia do COVID-19. Estapesquisabuscouinicialmente discutir
sobre trabalho docente na perspectiva dos Direitos Humanos; identificar as ações do governo
municipal do Recife para osprofessores de escolas públicas na pandemia do COVID-19;
conhecer os aspectos sociais e econômicos que impactam o trabalho docente noMunicípio do
Recife-PEdurante a pandemia do COVID-19, bem como refletir sobre as possibilidades e
dificuldades do trabalho dos professores durante a crise pandêmica. O estudo se encaminhou
metodologicamente por uma abordagem qualitativa, com natureza de pesquisa de campo, tendo
como sujeitos de pesquisa docentes sindicalizados em escolas de Recife-PE, através de
entrevista e observação como técnica de coleta de dados. A análise dos dados foi feitapelo
método de interpretação de sentidos. Por meio dessa pesquisaapresentamosaimportância da
valorização do trabalho dos professores e de suas consciências como sujeitos de direito,
visandoa organização e implementação de políticas públicas queofertemmelhorescondições
detrabalho da profissão docente,como um direitohumano.Apartir das análises realizadasdas
falas dos entrevistados,percebe-se que o direito às boas condições de trabalho ainda não está
perto de se concretizar.A falta de assistência, suportes técnicos e condições sociais e
econômicas precárias para os professores e alunos contribuem para uma desvalorização dos
educadores. Apesar de existirem aparatos legais, na prática, a economia e o cenário político
vivenciadomostram-sede um total descaso com a educação.