O CONCEITO DE LIBERDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO E NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE DISCURSO
Currículo do Ensino Médio em Pernambuco; Paulo Freire; Liberdade; Análise
Crítica de Discurso; Educação em Direitos Humanos.
A reforma educacional do Ensino Médio não se trata de um movimento restrito à proposição
da Medida Provisória no 746/2016, que culminou na promulgação da Lei no 13.415/2017, mas
diz respeito a uma redesignação de políticas educacionais que são resultado de mudanças
ocorridas nas últimas décadas, mediante a transformação de bases teórico-epistemológicas e
filosóficas dos programas escolares. Considerando o teor da reforma, percebe-se um nítido
interesse no esvaziamento da educação como elemento de transformação social e de formação
do indivíduo, mediante a implementação da ideologia neoliberal e da lógica mercadológica no
ensino. Fruto deste campo de disputas, o Currículo do Ensino Médio em Pernambuco é
publicado no ano de 2021 e será objeto da presente pesquisa, cuja abordagem teórico-
metodológica estará ancorada na Pedagogia de Paulo Freire (1984, 2021a, 2021b, 2021c, 2022a,
2022b, 2022c), nos conceitos de Ideologia por Louis Althusser (1980), de Hegemonia Cultural
por Gramsci (1982) e na Análise do Discurso Crítica de Norman Fairclough (2003, 2012, 2016).
Propõe-se, portanto, compreender como o conceito de liberdade se apresenta na estrutura
discursivo-ideológica retratada no currículo escolar do estado, em contraposição ao arcabouço
teórico freireano, através da aplicação do método tridimensional de discurso (análise textual,
prática discursiva e prática social).