FORMAS GRÁFICAS PINTADAS E GRAVADAS DO VALE DO CATIMBAU: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS PRESENTES NO PLANO DE EXPRESSÃO
Pintura rupestre, grafismos puros, Parque Nacional do Catimbau.
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise gráfica relacionada as técnicas
utilizadas e temáticas morfológicas de pinturas e gravuras rupestres localizadas em sítios
arqueológicos no Parque Nacional do Catimbau, área de transição entre o Agreste e Sertão
pernambucano. A região dispõe de um significativo acervo gráfico, que comporta distintas
manifestações rupestres que se diferem em realizações técnicas (pinturas e gravuras), escolhas
temáticas e cenográficas, de caráter reconhecível e não-reconhecível, que podem ser consideradas
por sua vez, indicadores gráficos de levas ocupacionais na área ou mesmo, diferenças funcionais
dentro de grupos culturais. Essa pesquisa tem por meta a identificação de semelhanças e diferenças
do significante gráfico dos chamados grafismos puros presentes em dezesseis (16) sítios
arqueológicos. Estando inseridos dentro do universo analítico da arte rupestre, os grafismos puros
podem ser considerados como registros gráficos dotados de características visuais e morfológicas
próximas a elementos abstratos e em tese não relacionados com elementos visíveis do mundo real,
tal como os reconhecíveis, sua presença é identificada e catalogada nos mais variados sítios
arqueológicos incluindo morfologias universais como círculos, setas, sequência de pontos. Para dar
cumprimento a essa meta, foram aplicados critérios de ordem cenográfica e técnica na escolha das
variáveis trabalhadas, entre elas: tamanho, forma, cor (para pinturas), profundidade (para gravuras),
arranjo e disposição. A partir dos dados obtidos foi possível identificar dentro do conjunto trabalhado
diferentes composições gráficas, que embora represente um mesmo conjunto de formas, apresentam
tamanho e arranjos diferenciados.