MOMENTOS CENOGRÁFICOS DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO CASA SANTA:
UMA ANÁLISE DAS SOBREPOSIÇÕES
Sobreposição gráfica; condutas humanas; pinturas rupestres;
arqueologia do Seridó
Esta investigação propõe, através da perspectiva diacrônica, contribuir para as
pesquisas sobre as pinturas rupestres situadas na área arqueológica do Seridó, a
partir da identificação das camadas gráficas no painel com sobreposições gráficas do
sítio Casa Santa. Para tanto, foi realizado a sistematização de um método que teve
por finalidade, o ordenamento dos momentos pictóricos e a avalição das condutas
humanas em relação as suas escolhas na marcação do espaço rupestre. Assim, foi
proposto discutir sob a luz do conceito de território como espaço comunicativo das
condutas humanas, a relação do posicionamento das imagens com as escolhas no
tipo de sobreposição no suporte, em uma região que apresenta ocupação com mais
de 9.000 anos B.P. Com isso, o painel foi analisado em três etapas sistemáticas: a
primeira foi para a identificação do sequenciamento estratigráfico; a segunda foi para
a identificação do ordenamento sincrônico, através das propriedades formais; a
terceira foi para aspectos de repertório gráfico com o propósito de discutir a
variabilidade das imagens. Os resultados sugeriram a existência de 4 momentos
gráficos para o painel, onde os produtores demonstraram comportamento e reciclar,
obliterar, de manutenção e de respeitar considerando as intersecções mínimas entre
imagens pré-existentes, apresentando em cada camada características gráficas
particulares através das similaridades e diferenças. Contribuindo na ampliação das
investigações para as análises das propriedades formais, condutas humanas gráficas,
regras de comunicação visual, construções de paisagens rupestres, composições e
particularidades culturais, entre outros sob a perspectiva diacrônica.