Arqueologia Preventiva em Pernambuco: Da Prática Arqueológica à
Produção e Divulgação do Conhecimento Científico.
Arqueologia Preventiva; Arqueologia Pública; Educação
Patrimonial; Divulgação Científica; Extroversão Patrimonial.
Este trabalho tem por propósito fomentar o debate sobre as
práticas da Arqueologia Preventiva em Pernambuco, posicionando
as discussões em torno dos resultados e produtos desse campo
arqueológico para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, da
divulgação científica e da educação patrimonial. A discussão
inicial compreende, para além das normativas e instrumentações
legais e infralegais exigidos pela Arqueologia Preventiva, os
debates em torno da Arqueologia Pública como campo da
Arqueologia destinado a fomentar o diálogo com a sociedade
através de práticas colaborativas e métodos dialógicos. Segue-se
com a discussão dos conceitos e do escopo de abrangência da
Arqueologia Pública, tendo por enfoque as questões de
preservação e gestão do patrimônio arqueológico; e educação e
extroversão patrimonial. Tomando por base essas discussões, a
presente pesquisa partiu do questionamento: Quais os produtos
de conhecimento científico e educação Patrimonial gerados e
quais critérios de autoavaliação foram utilizados para dar
garantias que as empresas que trabalham com Arqueologia
Preventiva em Pernambuco atuem de maneira a cumprirem com
os princípios da Educação Patrimonial? Para responder a essa
questão foram analisados os relatórios dos projetos de
Arqueologia Preventiva no estado de Pernambuco e os produtos
gerados por eles em termos científicos (artigos, monografias,
dissertações e teses) e de educação e extroversão patrimonial
(livretos, exposições e palestras). Ao considerar o resultado da
análise dos dados, foi possível vislumbrar que o potencial
socioeducativo da Arqueologia Preventiva, apesar das diretrizes e
normativas aplicadas, ainda se encontra projetada com poucos
produtos de benefícios públicos e científicos.