O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS COMBINATÓRIOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Combinatória. Formação Continuada. Anos Iniciais. Ensino Fundamental.
O presente estudo se fundamenta nas ideias de Vergnaud (1986), a qual constitui o tripé que forma o conceito: situações, invariantes e representações simbólicas dos problemas combinatórios e Ball, Thames e Phelps (2008), sobre os conhecimentos docentes, especificamente, no conhecimento especializado do conteúdo e no conhecimento didático deste conteúdo, no caso, da Combinatória. Tem como objetivo, analisar conhecimentos de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Combinatória a partir de um processo formação continuada. Para alcançar o objetivo geral, inicialmente será aplicado um questionário para obtenção de informações acerca da formação e das experiências sobre Combinatória dos participantes da pesquisa. Em seguida, será solicitada a elaboração de planos de aula em grupos (essa atividade será realizada novamente após a formação, para fins de comparação do material que será elaborado). Na sequência, será realizada a formação continuada, que contará com quatro encontros e na qual será enfatizada a importância de se chamar a atenção para os invariantes existentes em cada significado de Combinatória. Pretende-se realizar a pesquisa e a formação com professores que ensinam Matemática no 4º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.