Banca de QUALIFICAÇÃO: LEMERTON MATOS NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEMERTON MATOS NOGUEIRA
DATA : 18/07/2022
LOCAL: Vídeoconferência

A IDENTIDADE PROFISSIONAL COMO PERSPECTIVA FORMATIVA EM UM GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: um olhar a partir da Educação Probabilística

dentidade Profissional. Professores que ensinam Matemática. Pesquisa Narrativa. Grupos de Estudos. Educação Probabilística.

Nesta pesquisa, assumimos o contexto de um Grupo de Estudos instituído no âmbito da parceria Universidade-Escola como um espaço-tempo que, inspirado nos preceitos da coletividade/colaboração entre Professores que Ensinam Matemática (PEM), futuros PEM e professores da universidade, pode oportunizar o movimento de (re)configuração de suas Identidades Profissionais (IP). Particularmente, desenvolveremos ações que culminarão nas discussões sobre a Educação Probabilística, por ser um campo de experiência de atuação dos PEM bastante fecundo para desvelar os macrodomínios que os constituem pessoal e profissionalmente e na relação com o outro, a saber: crenças/concepções, autoconhecimento, conhecimentos profissionais, emoções, autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência) e compromisso político. À luz desse cenário, a pesquisa tem como objetivo principal: Analisar o movimento de (re)configuração das IP de PEM nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em um grupo de Estudos sobre Educação Probabilística. Mais especificamente, busca refletir sobre as histórias de vida e formação dos PEM e a relação com suas experiências pregressas com o ensino de Matemática, de modo particular, a Educação Probabilística; Compreender como as reflexões pautadas no campo de experiências com a Educação Probabilística contribui com outros posicionamentos e discursos profissionais dos (futuros) PEM e Investigar como as relações estabelecidas no coletivo do grupo contribuem com a prospecção de outras expressões de IP de PEM. O estudo se pauta nos pressupostos metodológicos da Pesquisa Narrativa, assumida enquanto método e fenômeno a ser estuado, neste caso, as expressões de (re)configurações identitárias de PEM em um Grupo de Estudos. A partir da construção de um espaço tridimensional de investigação narrativa, que considera as interações entre os sujeitos, a continuidade (passado, presente e futuro) e o lugar (grupo), lançaremos mão da construção de diferentes produções narrativas dos PEM: autobiografias, narrativas pictóricas, casos de ensino, narrativas de aulas, etc. Também far-se-á áudiogravação dos doze (12) encontros do grupo e a vídeogravação de alguns deles. As ações foram divididas em quatro (4) fases, em um movimento descendente, que partirá do trabalho voltado a recomposição das trajetórias biográficas dos PEM, até chegarmos às discussões em torno da Educação Probabilística. Assumimos como sujeitos da pesquisa os PEM em exercício profissional em escolas públicas de Petrolina-PE, de modo que, as análisespreliminares da primeira fase (três primeiros encontros do grupo) têm nos permitido compreender alguns indícios das suas IP precedentes, assente nos aspectos relativos à escolha da docência como profissão, os percursos na formação inicial, a inserção profissional e em algumas nuances de suas práxis profissionais, que confluem para uma polifonia de vozes do grupo. Nessa esteira, já é possível enxergar o desvelamento de macrodomínios de suas IP, considerando principalmente aspectos de vulnerabilidade, sentido de agência profissional e algumas experiências emocionais negativas relativas à docência, principalmente quando analisamos as narrativas dos professores em início de carreira. Espera-se que com a conclusão das demais fases dos encontros do grupo, tenhamos mais elementos denunciativos do movimento de suas (re)configurações identitárias, notadamente, a partir da perspectiva da práxis pedagógica em torno da Educação Probabilística.

Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interna - 3205409 - FATIMA M LEITE CRUZ
Externa à Instituição - Lucía Zapata-Cardona
Externa à Instituição - Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL