A ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA NA PROTOTIPAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO DIGITAL
Pokétrunfo. Jogos Matemáticos. Elaboração de Jogos Digitais. Jogos Educativos. Tecnologia da Educação.
O uso de softwares para a educação matemática não é novidade entre as pesquisas
acadêmicas, mas a mesma frequência não é observada ao se investigar sobre o uso
de jogos digitais para o ensino de matemática. Por mais que usar jogos analógicos
seja comum, ao se falar de jogos no computador há pouco auxílio na elaboração e
concepção deles, por depender de habilidades não específicas dos professores de
matemática, como programação e design. Em 2016, foi desenvolvida a Engenharia
Didático-Informática, uma metodologia que alinhava os conceitos de Engenharia de
Softwares com Engenharia Didática construindo um processo de elaboração de
softwares educativos para o estudo da matemática. O objetivo desta pesquisa é
articular o conhecimento que existe de elaboração de softwares da Engenharia
Didático-Informática (EDI) com a metodologia de desenvolvimento de jogos
Mechanics Dynamics and Aesthetics (MDA), de modo a ampliar as possibilidades dos
pesquisadores no mundo digital em que se encontram. Estudando como se dá a
utilização de jogos na educação matemática, foi possível construir a articulação entre
a EDI e a MDA a partir do estudo de caso da elaboração de um jogo digital baseado
num já existente – o Pokétrunfo. Os questionamentos para análise de requisitos
previstos pela EDI guiaram o processo de desenvolvimento do jogo, através de três
versões experimentais, a fim de encontrar a mais didaticamente adequada. Nesta
pesquisa é possível observar o passo-a-passo de como desenvolver os jogos digitais
de modo que sejam educacionais e, ao mesmo tempo, atrativos e divertidos aos
estudantes.
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