O uso de um artefato computacional como suporte ao desenvolvimento do
raciocínio covariacional em função
Raciocínio Covariacional. Ensino e aprendizagem de funções. Tecnologias
computacionais. Transposição Informática. Gênese Instrumental.
Esta pesquisa insere-se na problemática da integração e dos efeitos do uso de artefatos
computacionais no ensino e aprendizagem da matemática, particularmente na aprendizagem de
funções por uma perspectiva covariacional, ou seja, com ênfase na relação entre as variações das
variáveis da função. A pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre os efeitos do uso
de um artefato computacional no desenvolvimento do raciocínio covariacional dos estudantes e a
transposição informática do conceito de covariação nesse artefato. Compõem os quadros teóricos
da pesquisa: o quadro de Raciocínio Covariacional proposto por Thompson e Carlson, a
Abordagem Instrumental de Rabardel, a noção de esquemas de Vergnaud e a Transposição
Informática de Balacheff. Para compreender os efeitos do uso do artefato no raciocínio
covariacional dos estudantes, a sua gênese instrumental com o artefato é descrita e analisada,
buscando caracterizar, nos seus esquemas e nos processos constituintes da gênese, elementos que
indiquem o desenvolvimento do seu raciocínio covariacional. A análise da transposição
informática da ideia de covariação no artefato, baseada nos aspectos da representação
matemática da covariação na interface, nas possibilidades e restrições de uso, servirá como
referência para relacionar essa transposição com os efeitos do uso do artefato no raciocínio
covariacional dos sujeitos. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como um estudo de casos
múltiplos, tendo como casos três licenciandos em matemática na sua gênese instrumental com o
software Geogebra. O contexto do estudo de caso é situado em um experimento de ensino
concebido com foco em situações de covariação com o uso do artefato. Esse foco levou a adoção
do Modelo de Orquestração Instrumental, como ferramenta para estruturar o experimento e
fomentar as gêneses instrumentais dos estudantes. O estudo de caso envolveu, além do
experimento de ensino, a aplicação de questionários e de entrevistas baseadas em tarefas. Os
dados são variados: textos escritos nas fichas de atividades, respostas a questionários e a
entrevistas, o áudio e o vídeo da tela durante as interações com o artefato. Os resultados no
desenvolvimento do raciocínio covariacional dos estudantes são confrontados com a análise da
transposição informática, de forma a estabelecer relações entre esses dois processos.