CAMINHOS PARA O REENCANTAMENTO DA VIDA: ENTRE DEMANDAS E PRÁTICAS DE CUIDADO E ACOLHIMENTO EM ESPAÇOS ACADÊMICOS DA UFPE.
ética do cuidado; acolhimento; comunidade acadêmica; programas de bem-estar e saúde mental; reencantamento da vida
A pesquisa tem como objeto de estudo dois programas que visam promover o bem-estar dentro da comunidade acadêmica, são eles: Programa de saúde mental e bem-estar do Centro de Artes e Comunicação e Espaço de Acolhimento do Centro de Educação, ambos da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo principal da pesquisa é problematizar os sentidos de cuidado e de acolhimento presentes nas falas dos participantes da pesquisa (através de entrevista e questionário), e os específicos são: elaborar um Estado da Arte do Conhecimento sobre saúde mental, cuidado e acolhimento dentro da Universidade; evocar a discussão sobre políticas públicas de saúde mental e cuidado na Universidade; identificar as relações subjetivas/significância das ações que contribuem para o reencantamento da vida dentro do ambiente universitário. O Referencial Teórico é baseado na produção de Leonardo Boff referente ao tema cuidado em diálogo com autores que levantam a discussão sobre a Razão-Mundo neoliberal, como a produção de Pierre Dardot (filósofo e pesquisador) e Christian Laval (sociólogo e pesquisador), reforçados pela noção de sofrimento do homem neoliberal por Christian Dunker, Nelson da Silva Junior e Vladimir Safatle. A inspiração de decolonialidade aparece na pesquisa para denunciar relações de subalternização de outros saberes com o referencial de Ailton Krenak (líder indígena, filósofo, escritor) e a compreensão sobre o conceito de desencanto e encanto da vida, serão referenciados Luiz Antônio Simas (professor, historiador e pesquisador da cultura popular brasileira), Luiz Rufino (professor, pedagogo e pesquisador). Esta pesquisa é de cunho Qualitativo, com concepção Construtivista Social, modelo de Estudo de Casos Múltiplos, de nível Exploratório e com inspiração na Sociopoética e os dados foram colhidos através de análise documental, questionário semiaberto e entrevista semiestruturada.