UMA QUEDA NO VAZIO: UM ALIANÇAR ENTRE GLORIA ANZALDÚA E IMAGENS-EXPERIÊNCIAS PARA ANTROPOFÁGICUERIZAR A FORMAÇÃO HUMANA
Teoria queer; Gloria Anzaldúa; Formação humana; Filosofia da educação.
lançam em queda livre, caem e quebram, mas se remontam com outras forças e incorporando outras formas. A partir dos estudos pós-estruturalistas no âmbito da Filosofia da educação, a presente dissertação evoca e articula os pensamentos queers e a pensadora chicana Gloria Anzaldúa para trilhar caminhos onde seja possível antropofágicuerizar a formação humana, ou seja, deglutir a teoria queer para evacuar, através da escritura, os processos de normalização vigentes nos processos educativos. O aporte metodológico passa pelo estranhamento do modus operandi dominante da episteme colonial-moderna, criando um roteiro que fabula a gestação de imagens-experiências a fim de entreabrir frestas para uma queda no vazio das palavras e da ordem discursiva que tenta limitar e restringir a formação do humano aos cânones ocidentais, convidando a dançar com outros corpos na filosofia da educação.