Banca de DEFESA: VITOR AUGUSTO PIZZOLATTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR AUGUSTO PIZZOLATTO
DATA : 21/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O PROFESSOR, O TILS E O ESTUDANTE SURDO, TRÊS SUJEITOS, TRÊS NARRATIVAS E UM ENREDO, A PANDEMIA DO COVID-19.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de surdos; Ensino de Ciências e Biologia; Recursos e Estratégias; Pandemia.


PÁGINAS: 189
RESUMO:

Considerando a história da comunidade surda, sobretudo o ensino de surdos; o complexo de desigualdades e fragilidades de acesso da comunidade surda ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, que de alguma forma foram acentuadas pelas atividades remotas decorrentes da pandemia. Essa pesquisa se propõe a olhar para o processo de ensino e aprendizagem dos surdos pela perspectiva da inclusão educacional, tendo em vista as percepções da tríade de sujeitos que nele estão envolvidos: o professor de Ciências e/ou Biologia, o Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (TILS) e especialmente o estudante surdo.   Dito isso, nessa pesquisa investigamos a problemática: como se deu o conjunto de ações de professores de Ciências e/ou Biologia e TILS de modo a viabilizar a aprendizagem do estudante surdo, considerando a ruptura dos caminhos metodológicos do processo de ensino e aprendizagem em decorrência do ensino remoto? Considerando o problema de pesquisa, assumimos por objetivo: investigar, a partir das experiências de professores, TILS e estudantes surdos, as estruturas das estratégias e recursos de ensino dentro do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos do ensino fundamental (6° a 9° ano) e ensino médio de escolas da educação básica de Pernambuco, nos componentes curriculares de Ciências e Biologia, no recorte correspondente ao período da pandemia COVID-19. Para tanto, propomos como caminho metodológico: uma pesquisa qualitativa, lançando mão da entrevista narrativa com educadores de Ciências e Biologia, TILS e estudantes surdos de escolas da rede estadual, que vivenciaram o ensino remoto durante a pandemia. Complementar as narrativas, com intuito de conhecer melhor o perfil dos participantes, estes responderam um questionário. Em vista disso, o corpus empírico levantado foi analisado qualitativamente valendo-se da análise por triangulação de métodos visando construirmos sobreposições e contraposições entre as narrativas, relacionando-as com o contexto em que foram produzidas, fornecendo assim, caminhos para a interpretação, compreensão e reinterpretação do fenômeno investigado, permitindo traçar, a partir da análise, aproximações com a realidade macro em que se insere. Como resultado, a análise das estratégias e recursos didáticos e/ou tecnológicos empregados por educadores e TILS no ensino de surdos, juntamente com a identificação das dificuldades enfrentadas por esses profissionais e pelos estudantes surdos durante a pandemia, proporcionou uma compreensão das lacunas presentes no processo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares de Ciências e Biologia durante esse período específico. Essa investigação não apenas lançou luz sobre os desafios enfrentados por educadores, TILS e estudantes surdos, mas também destacou as vulnerabilidades e desigualdades na inclusão desses estudantes, evidenciando que tais questões já existiam antes da pandemia e se tornaram mais pronunciadas com a suspensão temporária das atividades presenciais. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDINALDO MEDEIROS CARMO
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Presidente - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Externa à Instituição - RUTH DO NASCIMENTO FIRME
Notícia cadastrada em: 26/04/2024 14:39
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