Banca de DEFESA: MARIA IZABELLA VASCONCELOS GAMO DE BARROS

DISCENTE: MARIA IZABELLA VASCONCELOS GAMO DE BARROS
DATA : 21/05/2024
LOCAL: ONLINE

ALFABETIZAÇÃO, HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTOS E ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DO COVID-19: DESAFIOS DOCENTES NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alfabetização; Letramento; Heterogeneidade, Pandemia, Ensino remoto.

A heterogeneidade de conhecimentos, comum a todas as salas de aula e que se constitui como fonte de preocupação de muitos professores, revestiu-se de especificidades durante o tempo em que vivemos o afastamento físico das escolas, em decorrência da pandemia causada pelo Sars-CoV 2. Os acontecimentos dos anos de 2020 a 2022 serviram como pano de fundo da investigação, um vez que professores e estudantes da educação básica protagonizaram a experiência do ensino remoto emergencial. Este modelo de escola, em algumas instituições vivenciado inicialmente de forma inteiramente remota e posteriormente de modo híbrido – remoto/presencial, e em outras instituições, desde o início, de modo híbrido, nunca havia sido vivenciado no Brasil com crianças e adolescentes. Nesse cenário, em relação à alfabetização, identificou-se que as demandas individuais das crianças quanto ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita, incluindo-se apropriação do SEA, fora dificultada em função da distância física entre professores e crianças.  Para analisar as estratégias utilizadas para promover o ensino neste contexto, buscou-se, nesta investigação, mobilizar conceitos diretamente ligados à alfabetização, à heterogeneidade de conhecimentos e ao ensino remoto. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com gestoras, professoras, familiares e crianças, buscando compreender o atendimento a heterogeneidade de conhecimentos durante processo de alfabetização vivenciado no período pandêmico de 2020 a 2022. As observações das aulas presencial e remota, assim como a análise de materiais disponibilizados pelas escolas pública e privada foram fundamentais para o entendimento de todo esse momento singular. Através da análise de dados produzidos por métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa buscou atender aos objetivos disposto, proporcionando uma visão mais completa e complexa do fenômeno analisado.

Externa ao Programa - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - nullInterna - 1392919 - MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA
Presidente - 1167836 - TELMA FERRAZ LEAL
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 14:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02