UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UMA SALA BILÍNGUE PARA SURDOS EM RECIFE.
--
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a prática de um professor de ciências em
uma sala bilíngue para surdos em Recife. Em decorrência do percurso histórico excludente
que realçava a desigualdade social e valorizava a perfeição física, então no âmbito
educacional de pessoas com deficiências houve um atraso na efetivação da inserção dos
surdos na escola, com a persistência da comunidade surda houve uma mudança que passou de
segregadora a inclusiva, destacamos a educação bilíngue para surdos e a sua importância para
valorização e reconhecimento da Libras como meio de comunicação primordial. A relevância
do tema reside na contribuição para a formação de professores, fornecendo insights sobre
estratégias de ensino inclusivas e adequadas às necessidades dos estudantes surdos, ampliando
o conhecimento científico na área da educação de surdos e do ensino de ciências, e abrindo
caminhos para futuras pesquisas e aprimoramentos nesse campo. Os procedimentos
metodológicos incluem a análise de conteúdo, entrevistas com o professor, famílias,
coordenador e gestor da unidade educacional, escolha e instrumentos de coleta de dados,
aspectos éticos, análise e processamento de dados, e um cronograma de atividades. A
metodologia propõe um desenho de pesquisa qualitativa, com visitas à escola, coleta de dados
por meio de entrevistas, observações e análise de conteúdo. O cronograma destaca as etapas
da pesquisa, incluindo a pesquisa bibliográfica, visita à escola, análise dos dados, revisão
final, qualificação, desenvolvimento da dissertação e defesa da dissertação. A pesquisa
apresenta aspectos éticos, como o respeito aos participantes, a garantia de anonimato e a
proteção dos dados coletados. A proposta de pesquisa tem como objetivo compreender a
importância da sala bilíngue como política pública na formação científica de estudantes
surdos, além de identificar os principais desafios vivenciados pelo professor para incluir o
estudante surdo nas aulas de ciências e verificar como o professor desenvolve suas aulas na
ausência de sinais correspondentes aos termos científicos. A pesquisa sinaliza para a
relevância da abordagem bilíngue na educação de surdos e para a valorização da língua de
sinais como meio de comunicação e expressão dos estudantes surdos.