HISTÓRIAS DE VIDA, OS SABERES E A RESSIGNIFICAÇÃO DA AUTOIMAGEM DE INDIVÍDUOS-BRICANTES DE AFOXÉS DE OLINDA E RECIFE
Afoxés. História de Vida. Figuração. Autoimagem. Processo de Individualização.
Este estudo tem origem no Núcleo de identidades e Memórias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo identificar e analisar como o processo de mudanças na expressão da cultura negra em Olinda e Recife, nos fins do Século XX, contribuiu para a produção social de saberes e formação de novas mentalidades de brincantes de afoxés. Para tanto pergunto: como os Afoxés de Recife e Olinda produziram e articularam saberes nos fins do Século XX? Que aspectos figuracionais foram desenhados diante de um processo civilizador historicamente construído de desvalorização destes conhecimentos, da desqualificação deste patrimônio cultural e social do saber? Acredito que um estudo desta natureza contribui para a produção e trocas de conhecimentos, acesso a registros culturais diferenciados, para a formação de valores, atitudes, posturas que eduquem cidadãos com orgulho de seu pertencimento étnico-racial, contrários às relações étnico-raciais baseadas em preconceitos, desvalorização, depreciação, desqualificação de saberes. O marco teórico do estudo tem a sociologia figuracional de Nobert Elias como base, atrelada à compreensão da memória como elemento que guarda o passado nesta relação indivíduo-sociedade e suas histórias de vida em busca da compreensão do hábitus, dos saberes e práticas de elementos da cultura e religiosidade afro-brasileira como dinâmicas de construção e ressignificação da autoimagem vivenciadas pelos indivíduos-brincantes de afoxés, participantes do estudo. A metodologia fundamenta-se na perspectiva qualitativa no caminho da pesquisa histórica, e história de temática de vida. Utilizei fontes documentais, impressas e orais como procedimentos de pesquisa. Os achados, nas falas dos entrevistados junto a registros de mídia impressa da época, apontam para a vivência de diversas figurações, suas dinâmicas, a construção de novos saberes, expressando um processo de ressignificação da autoimagem dos indivíduos-brincantes fatos estes que reverberaram no processo de individualização dos mesmos em sua sociedade, ora caminhando para uma função social no campo artístico, ora no campo educativo, da saúde e políticas públicas de cultura. O acesso a estes saberes da cultura afro-brasileira findou por delinear a manutenção de um hábitus religioso ancestral, articulado a uma perspectiva de longa data quando da rememoração de seus mitos e ritos, como também a criação de novas mentalidades, saberes e espaços sociais, em um dinâmico equilíbrio da tradição com a renovação estética, cultural e política destes e junto com estes indivíduos-brincantes de afoxés.