O DEBATE PÚBLICO SOBRE A EDUCAÇÃO DE MULHERES NA IMPRENSA PERIÓDICA DO RECIFE EM FINS DO SÉCULO XIX
História da Educação. Nova História Cultural. Estudos de Gênero. Práticas Culturais. Jornais. Século XIX
Esta pesquisa documental teve por objetivo analisar como se caracterizou o debate público
sobre a educação de mulheres na imprensa periódica do Recife, nas últimas três décadas do
século XIX. Nos motivou saber de que modo foram socializados os enunciados com relação à
instrução feminina para além do espaço pedagógico, em fins do período imperial e nos
primeiros anos do regime republicano. A partir da perspectiva da Nova História Cultural
(Hunt, 1989; Burke, 2004), aliamos os Estudos de gênero (Scott, 1996; Smith, 1998) e o
Campo das Práticas Culturais (Chartier, 1988; 1996; 1998) no intuito de compreender como
se efetuaram as discussões e de que forma os jornais locais, atravessados por fins políticos e
sociais, propagaram suas ideias a respeito do assunto. Ao utilizarmos os periódicos como
fontes para a pesquisa documental (Barros, 2023) constamos que, para além das discussões
promovidas pelos jornais pedagógicos e por membros ligados ao magistério, as contendas
sobre educação das mulheres e sua função, estiveram vinculadas às folhas literárias, jurídicas,
políticas e aos jornais dedicados ao público feminino. Apontamos os usos variados dos
discursos – histórico, filosófico, sociológico, jurídico e médico-científico – conforme os
modelos explicativos pelos quais se buscavam debater a educação das mulheres em fins do
século XIX, no Recife.