A formação do sujeito leitor: entre desafios e possibilidades, que práticas docentes com textos literários no grupo V da Educação Infantil?
Formação do sujeito leitor; Atividade de leitura; Texto literário; Prática docente; Educação Infantil.
A presente dissertação teve como objetivo analisar a prática docente referente à leitura literária, realizada por professora na Educação Infantil. A atividade com texto literário deve ser lúdica, encantadora, prazerosa e envolvente, favorecendo a curiosidade, a criatividade, o desejo no aprendente de se constituir em um sujeito leitor. Nessa trajetória, o mediador de leitura torna-se essencial, contribuindo com a formação do leitor, provocando, incentivando e estimulando a aproximação do texto literário. Para tanto, é essencial que sejam realizadas vivências e experiências com a leitura de textos literários, que possibilite ao aprendente sentir, imaginar, fantasiar, se emocionar e construir seus aprendizados. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, adotando como instrumentos de coleta de dados: a observação participante e a entrevista semiestruturada. Realizamos as observações em um grupo V da Educação Infantil na Escola Severina Lira, da Rede Municipal do Recife. No que se refere ao suporte teórico da pesquisa, nos debruçamos sobre os estudos de Petit (2009, 2010, 2013, 2019); Xypas (2018, 2020, 2022); Lajolo (2004); Zilberman (2003); Rouxel (2013); e Colomer (2003), dentre outros. A pesquisa evidenciou que as atividades com os textos literários na sala de aula da professora participante carecem de percursos eficazes no tocante à formação do sujeito leitor. Apontamos caminhos para essa formação nos resultados obtidos graças às análises dos dados recolhidos neste estudo.