O CASO VIVIAN MAIER: enfoques sobre identidade autoral e legitimação póstuma
Vivian Maier. Fotografia. Autoria. Comunicação. Legitimação artística.
Esta pesquisa debruça-se sobre a recente descoberta dos negativos de Vivian Maier e sua póstuma ascensão e legitimação pública. Encontrado por acaso em uma leiloeira de Chicago, o imenso arquivo fotográfico de Maier foi completamente disperso e reapropriado, sendo mais tarde compartilhado online por um dos colecionadores que adquiriram o material. Logo as imagens atraíram atenção e lograram fama, fazendo com que Maier fosse rapidamente legitimada como um ícone da fotografia documental. A relevância dessa descoberta é óbvia; entretanto, por tratar-se de uma consagração que ocorrera em caráter póstumo, algumas questões tornam-se substanciais: Maier não se proclamou como uma artista e nunca publicou ou vendeu suas fotografias antes, o que nos induz a questionar sua identidade autoral e a subsequente legitimação artística de seu legado fotográfico. Em decorrência dessas singularidades, percorremos o curso de sua escalada destacando os enfoques discursivos e comunicacionais que moldam seu personagem público e ratificam o valor de sua herança fotográfica, utilizando como alicerce a completa incursão biográfica de Maier publicada por Pamela Bannos, os estudos sobre autoria e obra discorridos por Michel Foucault e as observações de Clarissa Diniz a respeito das dinâmicas legitimadoras que movimentam as engrenagens do sistema de arte, o que nos conduziu a uma observação mais diligente das narrativas que habitam no cerne do caso Vivian Maier e dos processos que comunicam sua acolhida pública como um todo.