"Imagens do Trágico e Alegorias da Dor"
imagem; tragédia; alegoria; fotografia;estética.
Esta pesquisa surgiu em seguida ao processo de Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e à ascensão da extrema-direita no mundo, evidenciada pela eleição do presidente estadunidense Donald Trump. Naquele momento, tornaram-se frequentes passeatas e manifestações de rua pelo Brasil, descritas, muitas vezes como um fenômeno que se resumia a uma disputa de narrativas sobre qual país seria contado a partir daquele momento, com a perspectiva de olhar não somente para o futuro, mas, principalmente, para o passado. A palavra empregada para definir a esfera pública foi polarização. Poderia substituir pelo termo paixão, em seu singular ou no plural. A paixão ou páthos é mobilizadora, impulsionadora de ação. É errática, difusa, mesmo que por vezes tenha um direcionamento voltado a um fim. Há um enlace fatal entre páthos e cronos, entre nossas emoções e como elas se distribuem em uma dimensão temporal, social e coletiva. Se comunicação pressupõe partilha, como poderia investigar a partilha da paixão, das emoções que percebia atravessar os jornais do país desde os movimentos de 2013? A complexidade da tragédia grega envolve a articulação entre o teatro, a noção de representação, a política e a dimensão religiosa que permeava o espetáculo trágico. O que chegou até os tempos de hoje são vestígios. Essas definições iniciais serão o norte metodológico deste estudo, que busca mapear imagens que tragam consigo uma concepção de mundo marcada pelo trágico. A hipótese deste estudo é que a imagem, mesmo técnica, mesmo reprodutível e midiatizada, traz consigo a trajetória inalienável de uma emoção. Esta possui um percurso histórico que a modifica e que aponta transformações sociais sem alterar-se completamente. São imagens calcadas ememoções que se reproduzem dentro de determinados eventos históricos, que possuem interseções com outros eventos históricos, costurando uma linha do tempo aos saltos. Um trajeto da vivência humana da dor, da queda, da revolta e da paixão. As imagens são estudadas a partir da noção de representação e também como testemunho histórico. A seleção do corpus de imagem está amparada na busca pela identificação de matrizes de imagens que, quando aproximadas, testem a hipótese apresentada neste projeto: a investigação de imagens de resistência política cuja dimensão sensível se aproxima da sensibilidade trágica. Como estratégia metodológica, fotografias contemporâneas foram colocadas em diálogo com fotografias históricas e também com imagens das artes visuais, principalmente do Modernismo Brasileiro.