Banca de DEFESA: FABIANA BISPO DA SILVA

DISCENTE: FABIANA BISPO DA SILVA
DATA : 14/02/2023
LOCAL: Online

USO DO ELETROENCEFALOGRAMA (EEG) PARA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TRADEOFF E ATIVIDADES DE CÁLCULO E MÚSICA

Neurociência e Decisão, Decisão Multicritério, Procedimento Tradeoff, Eletroencefalograma, Cálculo, Música.

O processo decisório está presente rotineiramente nas diferentes áreas da vida dos indivíduos, incluindo o âmbito pessoal e profissional. A tomada de decisão envolve parâmetros psicofisiológicos individuais de cada ser humano, os quais podem ser avaliados com auxílio da neurociência. À medida que as opções de escolha aumentam, subentende-se que o nível de dificuldade em tomar decisões aumenta proporcionalmente, sobretudo, quando diferentes critérios estão associados, caracterizando um problema de Decisão Multicritério. No âmbito profissional os procedimentos de apoio a decisão surgem como importantes ferramentas auxiliares nos processos decisórios que permitem otimizar e agilizar o processo de tomada de decisão, promovendo-o da maneira mais assertiva possível. Este estudo utilizou o equipamento eletroencefalograma (EEG) para analisar o esforço cognitivo de alunos dos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco, ao realizar atividades de cálculo e música e, adicionalmente, utilizando um Sistema de Apoio a Decisão (SAD) baseado procedimento Tradeoff para tomada de decisão multicritério. Uma amostra final de 35 participantes foi avaliada, onde foi possível constatar a ativação da função cerebral que atua de modo automático para o grupo de até cinco critérios e acima de cinco critérios tanto para abanda teta e quanto para banda alfa. Os resultados demonstram o maior esforço cognitivo demandado para resolver problemas multicritério, conforme esperado, ao passo que enfatiza a importância do Tradeoff para auxiliar a tomada de decisão. Além disto, o estudo destaca a importância de concentração dos participantes durante a execução do procedimento Tradeoff, o que permitirá resultados ainda mais satisfatórios com o uso do SAD. Este estudo destaca a importância da utilização de dados da neurociência para auxiliar o desenvolvimento e melhoria de sistemas voltados à tomada de decisão multicritério, bem como, insights de como o analista deve interagir com o decisor.

Presidente - 1385501 - ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
Interna - 1561347 - DANIELLE COSTA MORAIS
Externo à Instituição - OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 08:32