Banca de DEFESA: CARLOS JOSE DE LIMA

DISCENTE: CARLOS JOSE DE LIMA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Online

gestão portfólio; valores de Shapley; heurística do problema da mochila; suporte a decisão; técnicas de pesquisa operacional.

Utilizar modelos de apoio a decisão é importante para que as partes interessadas tenham os elementos necessários e suficientes para o processo decisório, principalmente no momento em que as decisões têm se tornado cada vez mais complexas pela quantidade de informações disponíveis, e um mercado competitivo e dinâmico que exige dia após dia maior assertividade dos decisores. Neste contexto, o processo decisório é relevante em diversos segmentos do mercado, e dentre eles a indústria da construção civil é um deles, assim sendo, dispor de métodos e ferramentas que possam contribuir com a alocação de recursos, que são limitados, de forma a maximizar o retorno esperado, se tornam relevantes. O referido estudo de caso propõe a combinação de duas técnicas da Pesquisa Operacional, uma delas baseada na teoria dos valores de Shapley, e a outra técnica baseada na heurística do problema da mochila, que foram aplicadas no processo decisório para composição de portfólio de projetos de determinado ano. As duas técnicas são utilizadas como etapas dentro de um sistema de apoio a decisão, sendo a utilização das técnicas realizada através de recursos tecnológicos criando assim um sistema de informação de apoio a decisão oferecendo alternativa as escolhas feitas pelos decisores. Como resultado, a combinação das técnicas através do sistema de informação se mostrou uma forma de prover melhores escolhas, bem como a utilização melhor dos recursos existentes, o que ficará evidente nos capítulos da dissertação. As bases de dados, o sistema de informação de apoio a decisão, e os resultados estão disponíveis através do seguinte hiperlink: PPGEP-Lima-Silva-Shapley_Knapsack.

Interna - 1385501 - ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
Externa à Instituição - FERNANDA ARAUJO BAIAO AMORIM - PUC - RJ
Presidente - 1809373 - MAISA MENDONCA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 10:18