Banca de DEFESA: CAIQUE EMANUEL DA SILVA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIQUE EMANUEL DA SILVA NUNES
DATA : 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CEERMA/CTG
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO BASEADO EM APRENDIZAGEM DE MÁQUINA PARA DETECÇÃO DE ÓLEO E LOOK-ALIKES EM IMAGENS


PALAVRAS-CHAVES:

vazamento de óleo; look-alike; máquinas de vetores de suporte; redes neurais convolucionais; classificação multi-rótulo; autoencoder variacional.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A busca por soluções cada vez mais inteligentes e automatizadas tem gerado uma crescente demanda por digitalização em diversos setores. Também é perceptível uma maior conscientização da sociedade da necessidade de lidar com as mudanças climáticas e com os riscos ambientais nas últimas décadas. Os oceanos, um dos principais ecossistemas do planeta, enfrentam diversas ameaças ao seu equilíbrio, sendo o vazamento de óleo um dos mais graves. Este estudo se propõe a utilizar a aprendizagem de máquina como ferramenta para uma rápida identificação desses vazamentos com o objetivo de minimizar os danos e custos associados. Três modelos são explorados com esta finalidade: Máquinas de Vetores de Suporte (SVM), um algoritmo muito eficaz em tarefas de classificação, Redes Neurais Convolucionais (CNN), que são altamente especializadas em tarefas de visão computacional, e Autoencoder Variacional (VAE), método reconhecido pela capacidade de detecção de anomalias. Os dois primeiros modelos foram construídos para realizar uma classificação multi-rótulo das imagens numa abordagem contextualizada, levando em consideração elementos como áreas costeiras, navios e look-alikes. Look-alikes representam um desafio ao objetivo final desta pesquisa, uma vez que se manifestam como manchas escuras nas imagens capturadas por satélites, de forma similar às manchas de vazamentos de óleo, contudo, sua origem não está relacionada a atividades humanas. A perspectiva da classificação multi-rótulo se apresenta como crucial na busca por tomar decisões direcionadas e evitar falsos positivos. A CNN destacou-se por sua capacidade de identificar múltiplas etiquetas multi-rótulo. Já o SVM tem a tendência de gerar proporções de acertos mais elevadas para cada etiqueta específica. E os resultados do VAE demonstram uma reconstrução altamente precisa. No final, espera-se que estes modelos possam atuar de forma integrada num sistema de identificação de vazamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2732514 - ISIS DIDIER LINS
Externo à Instituição - LUIS FELIPE FERREIRA DE MENDONÇA
Interno - 2766188 - MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 16:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10