Banca de DEFESA: LARISSA DE ARRUDA XAVIER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA DE ARRUDA XAVIER
DATA : 23/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM FRANQUIAS: A VISÃO DO FRANQUEADOR, FRANQUEADO E CLIENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade; Franchising; Franquias de alimentação; Atributos da qualidade; Dimensões da qualidade; Mensuração da qualidade do serviço


PÁGINAS: 135
RESUMO:

As franquias de alimentos são os modelos de negócios em mais rápida expansão no mundo. O consumo crescente neste setor empresarial, bem como as mudanças no comportamento do consumidor e as suas necessidades com alimentos e outros aspectos do consumo, influenciam a sua decisão de compra neste setor de foodservice. O objetivo do estudo foi desenvolver uma abordagem para avaliar a qualidade dos serviços prestados em franquias de alimentação, na perspectiva do franqueador, franqueados e clientes, para apresentar quais atributos e dimensões são importantes para os clientes finais desse modelo de negócios. A qualidade foi mensurada por meio de um questionário estruturado composta por 76 atributos distribuídos em 14 dimensões. A abordagem conta com a aplicação da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e da Análise Fatorial Confirmatória (AFC), para extrair do instrumento de pesquisa as dimensões e atributos que realmente influem no consumo e satisfação dos serviços de franquias de alimentação na amostra analisada. Os resultados apontaram que a partir da AFE, 48 atributos são considerados importantes para os clientes de franquias de alimentação, estes atributos foram distribuídos em 10 dimensões, as mesmas confirmadas na AFC. A comparação das visões da qualidade foi divergente principalmente aos aspectos de sustentabilidade, tanto com relação ao franqueador, quanto com relação aos franqueados, indicando que está temática ainda não está presente na visão de quem propõem ou presta os serviços de franquias de alimentação, por outro lado, o cliente está envolvido com o tema e quer que as empresas as quais tem relação de consumo também apresentem o mesmo ideal. Este estudo visa contribuir para uma melhor compreensão da qualidade do serviço das franquias de alimentação, para melhorar a qualidade do serviço. Esta pesquisa ainda contribui para o avanço e aperfeiçoamento dos estudos da literatura relacionados aos serviços de franquias de alimentação e os impactos da não qualidade neste modelo de negócios.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIANA NASCIMENTO SIQUEIRA
Presidente - 2292895 - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Interna - 2732514 - ISIS DIDIER LINS
Interna - 1551036 - LUCIANA HAZIN ALENCAR
Externo à Instituição - OTÁVIO JOSÉ DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 15:51
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