PPGBQF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA - CB Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ANA VITORIA ARAUJO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA VITORIA ARAUJO LIMA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: Google Meet

Atividade antibacteriana de extrato de punica granatum L. sobre isolados clínicos de Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa extensivamente- droga-resistentes

bactéria; disseminação; resistência; romã

A resistência bacteriana aos antimicrobianos, considerada um dos problemas de saúde pública mais relevante do mundo, é um fenômeno natural, resultante da pressão seletiva desencadeada pelo uso de antimicrobianos. Dentre os patógenos responsáveis por provocar infecções hospitalares, destacam-se Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa, espécies de natureza ubíqua, oportunistas e que possuem grande adaptabilidade. O objetivo do presente trabalho foi: 1. revisão do estado-da-arte sobre o tema dos betalactâmicos e as betalactamases e 2. investigar os mecanismos de resistência e virulência em isolados de A. baumannii e P. aeruginosa obtidos de dois hospitais públicos de Recife- Pernambuco, Brasil e o efeito do extrato de P. granatum L frente a esses microrganismos.  Foram obtidos 100 isolados, 35 de A. baumannii e 65 de P. aeruginosa coletados de vários sítios de infecção de pacientes internados em diferentes setores hospitalares. A identificação foi realizada pelo método automatizado Vitek®2 Compact (bioMérieux) e confirmada pela técnica MALDi-TOF MS. Para o perfil de suscetibilidade, foram realizados ensaios fenótipos, seguidos de moleculares para investigar os genes de resistência blaKPC blaIMP, blaVIM,blaSHV, aac(6’)-Ib-cr, ant(3”)-Ia e aph(3’’)-Ia. A diversidade genética também foi investigada por meio da ERIC- PCR. Para investigar o potencial de formação de biofilme foi utilizado o método cristal violeta em diferentes meios de cultura: Luria Bertani Miller (LB Miller) e Tryptose Soy Broth (TSB) ambos suplementados, ou não, com 1% de glicose e diluídos (25%). Já para avaliar a atividade antimicrobiana do extrato de P. granatum, foi encontrada a Concentração Mínima Inibitória (CMI) e Concentração Mínima Bactericida (CMB) de 10 isolados 5 de A. baumannii (A12156, A14700, A9450, A15166 e A14808) e 5 de P. aeruginosa (P16025, P98.6, P14357, P8697 e P484.6). Adicionalmente foi investigada a atividade antibiofilme do extrato isoladamente e sinergicamente com dois antimicrobianos (Amicacina e Imipenem). Como primeiro resultado, foi obtido um capítulo de livro que contempla: os betalactâmicos e as betalactamases. Do ponto de vista experimental foram obtidos os seguintes resultados: a identidade fenotípica dos microrganismos foi confirmada pelo método MALDI-TOF MS, demonstrando assim, a eficiência das técnicas utilizadas. Os dados revelaram perfis de resistência distintos entre os isolados e os hospitais investigados. Todos foram sensíveis a polimixina, sendo essa a única opção terapêutica. O gene blaKPC apresentou positividade em 60 isolados (54.28% de A. baumanii e 63.07% de P. aeruginosa) enquanto que o gene blaSHV em 39 (22.85% de A. baumanii e 38.46% de P. aeruginosa). O blaIMP foi detectado em apenas um isolado de A. baumannii (2.85%) e o blaVIM, em oito (2.8% em A. baumanii e 7.69% em P. aeruginosa). O aac (6’)-lb-cr apresentou positividade em 34,3% (12 de A. baumannii 40 isolados de P. aeruginosa), o ant-3’’-la (17,1%, 6 de A. baumannii e 63,5% 40 de P. aeruginosa) e o aph (3’’) -la em (11,4%, 4 de A. baumannii e 58,7%, 37 de P. aeruginosa), sendo este aph (3’’) –la,  o primeiro relato da incidência deste gene, nestas duas espécies no Brasil. Foi possível verificar a disseminação clonal intra e interhospitalar das espécies investigadas. Todos os isolados formaram biofilme nos meios testados, porém com diferentes intensidades. Não foi possível correlacionar o perfil de resistência com a capacidade de formação de biofilmes. A atividade antimicrobiana do extrato de P. granatum, foi bactericida para 50% dos isolados testados com concentrações variando ente 980-3920 µg/mL. Assim o extrato se apresenta como um potencial agente antimicrobiano contra essas espécies. A elevada diversidade de perfis microbianos de A. baumanii e P. aeruginosa, e sua disseminação, demonstra a dificuldade na escolha eficaz do tratamento para essas espécies e revela a necessidade de monitoramento epidemiológico no ambiente hospitalar e busca de novos princípios ativos eficazes. O extrato de P. granatum demonstrou ser uma fonte promissora de moléculas bioativas, com propriedades bacteriostáticas e bactericidas além da atividade antibiofilme, combinado com os principais antimicrobianos de escolha clínica para o tratamento dessas espécies.

Externo à Instituição - FRANCIS SOARES GOMES
Interna - 1134040 - MARIA TEREZA DOS SANTOS CORREIA
Presidente - 1133984 - PATRICIA MARIA GUEDES PAIVA
Externa à Instituição - SIVONEIDE MARIA DA SILVA - UFPE