Acidentalidade em Rodovias Federais Durante a Pandemia de COVID-19
Rodovias Federais. Pandemia. Acidentes Rodoviários. Séries Temporais. SARIMA
O Brasil é considerado o terceiro país no mundo com mais óbitos causados por acidentes de trânsito, atrás somente da Índia e China, tornando-se um problema de saúde pública. Os impactos vão além do sofrimento das famílias pela perda das vítimas, como também nos custos estimados pelos acidentes em que somente nas rodovias federais, chegou a 12,92 bilhões no ano de 2022. Os acidentes são mais frequentes no final de semana, em sua maioria com envolvimento de homens acima de 45 anos e por diversas causas que vêm sendo estudadas mundo a fora e incluem ingestão de álcool, excesso de velocidade, péssimas condições das rodovias, falta de uso de equipamentos de segurança, cumprimento das leis e deficiente fiscalização. Com a chegada brusca da pandemia de covid-19 e as restrições impostas devido à propagação do vírus, esperava-se uma diminuição no fluxo de veículos e com isso a minimização na quantidade e gravidade dos acidentes. No entanto, apesar da redução gradativa de acidentes que vinha ocorrendo há alguns anos, no período de restrições ficou estável a quantidade de acidentes, porém, o número de óbitos cresceu, provavelmente devido à gravidade das colisões. Sendo assim, o objetivo geral desta tese é estudar a relação dos acidentes em rodovias federais brasileiras antes e durante a pandemia de covid-19 e os impactos causados na quantidade e gravidade destes acidentes. A hipótese a ser trabalhada é de que os impactos causados pela pandemia, como falta de emprego, perdas familiares, trabalho em home office, uso de álcool e drogas foram possivelmente os principais causadores da direção perigosa nas rodovias, resultando no aumento de acidentes graves/fatais apesar da intensidade de tráfego ter sido reduzida, principalmente nos períodos de maiores restrições. Para alcançar o objetivo e testar a hipótese a ser trabalhada serão utilizados dados de acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de 2010 a 2022. Os dados serão analisados através de séries temporais, especificamente pelo modelo SARIMA / ARIMA sazonal, pois de acordo com a literatura se aplicam de forma favorável em dados de acidentes rodoviários. Espera-se com os resultados identificar as principais variáveis das causas de acidentes, além da relação entre acidentes em rodovias federais e os impactos da pandemia de covid-19.