Modelo de Avaliação de Maturidade BIM em Instituições Federais de Ensino
BIM. Maturidade. Ensino. Construção
O Building Information Modeling (BIM) reforça a competitividade e eficiência dos seus usuários. Seus benefícios e tendência mundial levaram o governo brasileiro a regulamentar sua implantação para a administração pública federal, incluindo as instituições federais de ensino e, portanto, devem se adequar e implementar o BIM. Assim, um diagnóstico de como o uso do BIM se encontra na instituição se faz necessário para acertar quais, como e onde concentrar esforços de forma estratégica e eficiente e, neste sentido, os modelos de maturidade BIM se apresentam como solução para diagnosticar e desenvolver um planejamento institucional. Entretanto, os modelos encontrados na literatura não conseguem avaliar holisticamente as instituições de ensino que além de desenvolver formação acadêmica, também são responsáveis pelo desenvolvimento de seus próprios projetos, acumulando por vezes atividades análogas a escritórios de projeto, fiscalização e manutenção de edificações. Este estudo foi desenvolvido utilizando uma abordagem Design Thinking, onde o objetivo foi apresentar uma ferramenta capaz de aferir a maturidade BIM destes tipos de instituições de ensino considerando todas suas dimensões de desenvolvimento BIM, contribuindo para a implantação BIM e aperfeiçoamento da avaliação de seu grau de maturidade BIM. O modelo foi aplicado em duas instituições de ensino para validação do modelo e se mostrou uma ferramenta prática e com vantagens para o desenvolvimento estratégico da implantação do BIM.