Proposição de Ferramenta de Monitoramento da Inserção dos Conceitos de Desenvolvimento Sustentável na Mobilidade Urbana de Cidades do Nordeste Brasileiro
Mobilidade Urbana Sustentável; Transporte Ativo; Transporte Público de Passageiros; Transporte Individual.
O acelerado processo de urbanização intensificou a necessidade de oferecer serviços básicos como habitação, saneamento e transporte. Aqueles que envolvem transporte apresentam um aumento significativo na demanda por mobilidade, principalmente nas grandes cidades por enfrentarem diversas externalidades negativas. Então torna-se evidente a necessidade de oportunizar o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis estimulando e disponibilizando políticas públicas voltadas as viagens não motorizadas, qualidade do transporte público e desencorajamento do uso do transporte individual. O objetivo geral desta tese é propor uma ferramenta de monitoramento que meça a inserção dos conceitos de mobilidade urbana sustentável nas cidades do nordeste. A construção e validação da ferramenta deu-se a partir de 4 etapas: seleção e tratamento das variáveis; ponderação das variáveis, aplicação da ferramenta e análise dos resultados. A seleção das variáveis apoiara-se nos quatro pilares da mobilidade urbana sustentável: integração do planejamento do transporte com o planejamento do uso do solo, melhoria do transporte público de passageiros, estímulo ao transporte não motorizado e uso racional do automóvel, mais uma quinta categoria incluindo sistemas e modelos que impulsionam a mobilidade urbana sustentável A tese busca traçar um quadro das práticas atuais, descrever o cenário ideal após aplicação do questionário (processo de tomada de decisão) e explorar a adequação de sistemas dentro do planejamento de transporte sustentável. Para tanto será feito a aplicação do estudo em três cidades de portes diferentes (pequeno, médio e grande), e ao final uma oficina com a parte técnica avaliar a fidelidade e transparência da ferramenta.