Uma Contribuição à Definição de Diretrizes para Elaboração de Planos de Mobilidade Urbanas em Cidades Pernambucanas de Pequeno e Médio Porte
Cidades globais. Transporte e uso do solo. Mobilidade urbana sustentável.
Esta dissertação teve como objetivo a criação de uma metodologia para a identificação de problemas de mobilidade urbana em cidades abaixo de 100 mil habitantes. Após tal identificação foi possível a elaboração de recomendações para que a administração local pudesse elaborar seus Planos de Mobilidade Urbana. Como base para a metodologia foram utilizados 14 requerimentos mínimos presentes nas cartilhas elaboradas pelo governo federal brasileiro, onde estas também focavam em municípios abaixo do limite de população destacado. Primeiramente foi-se demonstrado nesta dissertação planos de mobilidade urbana de municípios que já estavam finalizados, onde os municípios enquadrados pela cartilha tiveram os seus planos analisados onde se buscou verificar a presença dos 14 requerimentos, assim como medidas que iam além deles. O segundo passo foi a utilização dos municípios pernambucanos como região a ser estudada. Onde tais municípios foram posteriormente divididos em agrupamentos baseados em suas características socioeconômicas. Esta divisão foi feita via clustering. Foram determinados seis grupos de municípios, e destes foram escolhidas seis cidades representantes. Nos municípios representantes foi feita uma análise mais aprofundada da mobilidade urbana em cada uma delas, sendo utilizado para isso a ferramenta google streetview, em conjunto com isso se procurou também encontrar informações da mobilidade via páginas da web das prefeituras e em noticiários locais. Com esse conjunto de informações foi possível então propor as recomendações para a melhoria da mobilidade local demonstrando problemas e soluções mais próximos da realidade da área em questão.